Modelo recebe R$ 2.350.000,00 em recursos durante visita do Governador

O município de Modelo recebeu no início da noite desta sexta-feira (24) a visita do governador do Estado, Carlos Moisés, que esteve realizando um roteiro pelos municípios da região Oeste de Santa Catarina para realizar a entrega de recursos.

Aqui em Modelo Carlos Moisés realizou a entrega de R$ 2.350.000,00 em recursos através de emendas dos parlamentares.
“As entregas e os investimentos que anunciamos são muito importantes, mas nossa vinda aqui não se resume a isso. Estamos nas cidades também para conhecer de perto, conversar com os prefeitos e deputados e incluir as demandas na nossa pauta de trabalho. Fizemos um esforço muito grande para enxugar a máquina pública e agora estamos transformando essas economias em ações que beneficiam os catarinenses”, afirma o governador Carlos Moisés.

“O gesto de estar aqui presente, indo ao encontro do apelo das comunidades, é muito importante. Nossa cidade tem um potencial muito grande, empresas estão investindo, e precisamos da infraestrutura para garantir o desenvolvimento. O governador vem fazendo um bom governo, uma boa gestão, e marcando golaços”, brincou o prefeito de Modelo, Dirceu Silveira, para em seguida presentear Carlos Moisés com uma camisa da Associação Desportiva de Modelo, equipe de futsal.

A educação especial, que vem recebendo suporte inédito do Governo do Estado, também foi atendida em Modelo. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município firmou um convênio no valor de R$ 800 mil para a reforma e ampliação da sede.
“Atendemos 104 alunos de Modelo, Sul Brasil, Serra Alta e Bom Jesus do Oeste. Nossa Apae sempre teve uma carência na estrutura física, nossas salas são pequenas, mas isso vai mudar. Hoje somos presenteados com os recursos do Governo do Estado e com isso vamos conseguir fazer muitas melhorias. Vamos renovar e revitalizar nossa instituição”, destacou a presidente da Apae de Modelo, Marines Artigas do Amaral Zanini.

Foi realizado o ato do BRDE onde foi assinada a autorização para liberação de recursos de operação de crédito do “Programa SC Mais Renda Empresarial” para a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados de Itaipu – Creditaipu de Modelo, no valor de até R$ 100 mil com a finalidade de capital de giro destinado à micro ou pequenas empresas com sede no Estado de Santa Catarina para o enfrentamento dos prejuízos econômicos e sociais advindos da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia de coronavírus.

Através da Secretaria de Estado da Agricultura o governador entregou o contrato do financiamento no valor de R$ 16.638,00 ao agricultor Valdecir Ledur, o qual irá investir em calhas e encanamentos para captação de água da chuva e abastecimento de cisterna de 300 mil litros, visando suprir as necessidades da atividade de bovinocultura de leite.

Ao diretor do Hospital de Modelo, Carlos Zamigna, representando o presidente Sérgio Luiz Knorts foi entregue o termo de entrega no valor de R$ 210 mil referente ao pagamento da primeira de três parcelas para custeio de leitos clínicos utilizados no atendimento à Covid-19.

Uma das obras mais aguardadas pelos moradores é a restauração da SC-160, rodovia que liga o município à BR-282. Durante a presença do governador, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira, apresentou o projeto do trecho entre Pinhalzinho e Bom Jesus do Oeste.

O projeto da SC-160 prevê pavimento em concreto. De acordo com Vieira, esse tipo de restauração é mais durável do que o convencional com asfalto, o que se torna vantajoso tanto para os usuários quanto para os cofres públicos no longo prazo, apesar de demandar investimentos maiores para a implantação.

As interseções serão todas adequadas levando em consideração as características dos veículos de carga que trafegam pela rodovia, garantindo mais segurança a todos os usuários. Ciclovias serão implantadas nos trechos onde há necessidade e as sinalizações também passarão por melhorias.

O Governo do Estado projeta um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões para a renovação desse trecho da SC-160, o primeiro que teve o projeto concluído.