Viver Melhor teve encontros neste mês de setembro

O Departamento de Assistência Social de Modelo atende três grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, o Grupo Viver Melhor, sendo que neste mês de setembro foram retomadas as atividades presenciais. Os encontros contaram com a presença e participação da Primeira-dama Jacinta, Segunda-dama Elita.
 
Conforme a psicóloga e responsável por atender este serviço Patrícia Machado, o grupo tem por objetivo contribuir no processo de envelhecimento saudável, ativo e autonomia, bem como no fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio comunitário a fim de prevenir situações de risco pessoal e social. “São encontros mensais com duração de duas horas. Na primeira hora é realizada uma atividade com psicóloga e assistente social e na segunda hora atividade física, com brincadeiras que todos podem fazer para exercitar o corpo com a professora de educação física”, explica Patrícia.
 
Por ser um serviço especifico do CRAS todos os idosos que participam devem ter cadastro Único, que é feito no Departamento de Assistência Social com a Sandra. Alguns idosos que já participavam do grupo, não precisam fazer o Cadastro Único, outros precisam atualizar, pois a cada dois anos, é necessário fazer a atualização.
 
Para fazer o cadastro devem vir no Departamento com a Sandra e trazer CPF, Identidade e recibo de Luz.
 
No dia 10 de setembro foi realizado o encontro com o Grupo Viver Melhor 1; na última quarta-feira (22) com o Grupo do Viver Melhor do Bairro Palmeiras e na última sexta-feira (24) com o Grupo Viver Melhor 2.
 
A programação dos encontros iniciou com as boas vindas, quando foi repassado o protocolo de segurança devido à pandemia de Covid-19. Foi realizada uma oração e em seguida uma dinâmica com mensagem motivacional, com música animada, balão e frases.
 
De acordo com Patrícia na oportunidade cada participante pode falar sobre o tempo que esteve longe do grupo. Também foi realizada uma atividade física e foi servido um lanche para encerrar o encontro. “O Viver Melhor não tem diretoria e não tem mensalidade, tem acompanhamento do psicólogo e assistente social. O grupo deveria se reunir duas vezes no mês, mas devido a pandemia estamos trabalhando de forma diferente, só uma vez no mês, mas em breve esperamos voltar com as atividades normalmente”, destaca a psicóloga.