Colcha de Retalhos está sendo construída no Viver Melhor do Bairro Palmeiras

Na última quarta-feira (17) foi realizado mais um encontro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos para Idosos – Viver Melhor, no Bairro Palmeiras.

 

A Psicóloga do Cras e Coordenadora dos Grupos de Idosos do município de Modelo, Patricia J. Machado, deu continuidade a Dinâmica Colcha de Retalhos, que tem por objetivo: promover o resgate de lembranças vividas,  promover o resgate e valorização das memorias dos participantes, proporcionar um momento de socialização entre os participantes, estimular o respeito a diversidade, trabalhar atividades que desenvolvam valores, trabalhar a auto-estima dos participantes, trabalhar a convivência em grupo.

 

Segundo Patricia nesta atividade, o foco é resgatar lembranças vividas pelas pessoas e valorizar os conhecimentos, as experiências vividas, através de desenhos que serão feitos pelos participantes, sendo que no primeiro encontro foi feito a explicação da dinâmica colcha de retalhos, apresentado a historia que norteia essa dinâmica, e todos os encontros terá dinâmicas relacionadas ao assunto. “As historias trazidas pelos participantes, deveram ser desenhadas em pedaços de tecido com tinta, sendo que todos os pedaços serão alinhavados um do lado do outro, construindo assim uma colcha de retalhos, quando estiver pronta será exposto, para demais idosos”.

 

No encontro de quarta-feira foram realizados os desenhos dos participantes, onde primeiramente foi realizada algumas dinâmicas relacionadas ao tema, após foi solicitado aos participantes, relembrar um pouco de suas histórias pessoais e das histórias de suas famílias, pensando em suas origens, sentimentos e momentos marcantes, enfim, em tudo aquilo que cada pessoa considera importante na sua vida, e posterior a reflexão, desenhar no tecido esses momentos marcantes.

 

E para encerrar as atividades do encontro, o professor e educador físico Eloir Rucks, realizou atividades físicas e brincadeiras com o grupo.