Prefeito busca solução para a ponte do centro da cidade

O prefeito Ricardo Maldaner esteve na última semana em viagem para Florianópolis em busca de recursos para a recuperação da ponte sobre o Rio Timbó na Rua do Comércio.

Ainda na última semana um engenheiro da Amerios esteve fazendo uma vistoria na ponte que cedeu. Segundo o engenheiro a ponte esta com a estrutura condenada e deverá ser demolida.

Maldaner esteve na última segunda-feira (06) na Secretaria de Defesa Civil, conversando com o secretário Milton Hobus, que já sinalizou ajuda para poder regularizar esta situação. Na oportunidade o prefeito Ricardo esteve conhecendo a empresa que constrói os kits de transposição para a Defesa Civil, onde foi buscada uma outra solução.

“Vamos trabalhar para fechar toda a largura da rua, para não ficar mais estreito, como é em algumas pontes. Essa era uma preocupação nossa e agora conseguimos achar essa solução, que também vai aumentar o fluxo da água, pois entre as cabeceiras da ponte vão ser oito metros de largura. Dessa forma vamos aumentar mais que 50% a vazão de água”, destaca.

A partir de agora inicia a tramitação burocrática, onde deverá ser declarada a situação de emergência com essa agilidade para que a Defesa Civil consiga fazer esse aporte financeiro.

Conforme o secretário Milnton Hobus a parte da estrutura da ponte é na faixa de R$ 130 mil e a parte de ferro e do concreto fica em torno de mais uns R$ 30 mil. A parte da cabeceira deve ficar em torno de uns R$ 40 mil. “O município de Modelo ficará responsável pela construção de uma das cabeceiras da ponte, pois uma delas receberá somente um reforço na base. E também a parte do ferro e a base de concreto em cima”, coloca o secretário.

O tempo para a liberação da ponte ainda é incerto, pois o município depende da parte burocrática. “O Governo Municipal de Modelo e o diretor do DMER, Obras e Serviços Urbanos Alcedir de Souza, estão preocupados com essa questão e estamos fazendo o possível para resolver o quanto antes essa situação. Não posso dizer o tempo com precisão que nos vamos precisar para fazer. Primeiro temos que esperar esta parte da situação de emergência e do projeto que a Amerios vai nos passar”, conclui.

Ainda em Florianópolis o prefeito Ricardo Maldaner esteve na Casa Civil, onde protocolou com o secretário Nelson Serpa, uma solicitação de termo aditivo de contrato para ampliar a contrapartida para asfaltar ruas da cidade de Modelo, através de recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), aprovados junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Serão asfaltadas as ruas Jorge Lacerda, Duque de Caxias, Dom Bosco, José Bonifácio, Jão Pesso, 25 de Julho e Presidente Vargas.