Áreas de risco são mapeadas por geólogos em Modelo

Na manhã desta quinta-feira (13) a coordenadora Defesa Civil do município de Modelo, juntamente com o prefeito Ricardo Maldaner estiveram mapeando as áreas de risco nos municípios, em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Os geólogos Carlos Peixoto e Angela Bellettini, de Porto Alegre, realizam a atividade. A Superintendência é responsável pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Conforme Angela, todo o mapeamento é enviado ao município e ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O Cemaden vai monitorar os municípios mapeados. “Quando tiver uma previsão de índice pluviométrico acima do normal, ou que não é comum naquela região ou que já causou algum problema, eles vão fazer o alerta para a Defesa Civil municipal retirar os moradores próximos dos locais de risco antes que aconteça o evento”, explica a geóloga. Segunda ela, o trabalho, que é exclusivo para a área urbana, tem por objetivo diminuir o número de vítimas.

Os geólogos pegam a lista dos municípios com a Defesa Civil estadual e conversa com os agentes da Defesa Civil municipal e regional que conhecem melhor as áreas de risco.