Através do Programa Espuma Vita modelense recupera qualidade de vida

Foi lançado neste mês de agosto em Maravilha o Programa Espuma Vita, através da Amerios e o município de Modelo faz parte deste programa. Participaram do lançamento o prefeito Ricardo Maldaner, a secretária de Saúde Márcia Jacoby e as pacientes de Modelo que estão sendo atendidas pelo Programa.

O espuma Vita usa uma moderna técnica que substitui o procedimento cirúrgico através de um método pouco invasivo e indolor e permite uma rápida recuperação do paciente. Este é um projeto pioneiro em técnica de tratamento e gratuidade para os pacientes, começou nos municípios da Amerios através do consórcio intermunicipal de saúde e já apresenta resultados positivos

Depois de 23 anos com a vida totalmente atrelada aos cuidados com lesões decorrentes de varizes, a paciente do projeto Espuma Vitta, Alma Fenske, retornou ao convívio social. A mudança ocorreu após dois meses de procedimento com a técnica inovadora no tratamento de varizes que está sendo aplicada pelos cirurgiões vasculares, Dr. Alex Lazzari Dornelles e Dr. Fernando Bonetto Schinko, em conjunto com a Amerios e apoio da secretária de saúde do município de Modelo, Márcia Jacoby.

Conforme a secretária de Saúde Márcia Jacoby, o Município de Modelo através da secretaria de Saúde está muito feliz em participar deste projeto, principalmente pelo resultado alcançado na paciente Modelense Alma Fenske. “Este projeto trouxe a paciente a qualidade de vida que todos precisam ter, Dona Alma ficou impedida de muitas atividades e convívio social por 23 anos”, destaca Márcia.

O procedimento, explicou o Dr. Alex Lazzari Dornelles é o tratamento das varizes dos membros inferiores com espuma ecoguiada. “Essa técnica, que substitui o procedimento cirúrgico através de um método pouco invasivo e indolor, permite uma rápida recuperação do paciente”, explica o Dr. Alex. Já o projeto Espuma Vitta foi criado com o intuito de resolver o problema de muitos pacientes que aguardam na fila do SUS em média até cinco anos para conseguir sua cirurgia de varizes.

O procedimento foi credenciado no CIS-Amerios e é custeado com recursos dos municípios através das secretarias municipais de Saúde. Os médicos difusores da técnica na região, Dr. Alex e Dr. Fernando, garantem que por meio desse convênio os pacientes estão tendo acesso a um tratamento rápido e mais barato. “O tratamento já demonstrou ser eficaz e de baixo custo, corroborando com o que se busca em política de saúde pública. Em vez de retirarmos as varizes cirurgicamente nós a inativamos. O paciente não recebe corte, não precisa de internamento, de sala operatória ou anestesia. No ambulatório, nós injetamos a espuma ecoguiada tratando as varizes e úlceras venosas, as quais são causa de péssima qualidade de vida e afastamento do trabalho além de causar dor, inchaço, úlceras e sofrimento”, explicam.

“O benefício é o retorno rápido ou imediato às atividades, com um resultado final similar a uma cirurgia”, relata o Dr. Fernando informando que, após o procedimento, é passado uma atadura na perna e o paciente sai andando normalmente.

Em apenas três meses de projeto, já foram tratados mais de 50 pacientes. Muitos pacientes encaminhados relatam casos de sofrimento com dor, cansaço nas pernas, dentre outros sintomas, por conta das varizes e úlceras venosas e após algumas semanas de tratamento se dizem muito satisfeitos. “Dentre os pacientes tratados destacamos o caso da dona Alma, que apresentava uma ferida na perna esquerda, decorrente das varizes, por mais de duas décadas. Ela foi uma das primeiras pacientes a ser tratada e com pouco mais de dois meses sua lesão desapareceu”, contam os médicos.

“Nossa satisfação é ver pessoas como a dona Alma retornando para o convívio social, podendo voltar a exercer as suas atividades profissionais com a autoestima e a confiança recuperadas”, afirma o Dr. Alex.

Os resultados do projeto já foram apresentados para pacientes, secretários municipais e prefeitos da região. Os atendimentos são realizados a cada 15 dias, aos sábados, no posto de saúde do Novo Bairro em Maravilha.

O prefeito Ricardo Maldaner parabenizou a equipe pela iniciativa e coloca que os resultados estão aparecendo. “Parabenizamos a equipe de Saúde que está sempre buscando alternativas para tratar essas pessoas que já tinham essa enfermidade a anos. Buscando sempre melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, enfatiza.

A secretária de Saúde de Modelo, Márcia Jacoby, agradece a equipe de saúde de Maravilha pelo maravilhoso trabalho que está desenvolvendo. “Em nome da equipe de saúde de Modelo só temos a dizer que este sim é o resultado que gratifica todo o nosso trabalho”, conclui a secretária.