Reunião do Conselho de Agricultura foi realizada ontem

Na tarde da última terça-feira (25) foi realizada mais uma reunião do Conselho Municipal de Agricultura. A reunião contou com a presença do prefeito Ricardo Maldaner, da secretária de Agricultura Márcia Rüdiger, do presidente do Conselho Irineu Henker e demais conselheiros das comunidades.

A secretária de Agricultura, Márcia, agradeceu aos Conselheiros que sempre participam das reuniões, pois estes são os representantes de todos os agricultores do município de Modelo. “Todas as decisões, definições e projetos da Agricultura que o município tem são levados primeiramente para o Conselho, onde os assuntos são discutidos, ideias são trocadas e a partir daí adotar as alterações”, coloca a secretária.

Na pauta da reunião estavam os ajustes que são necessários no município, sendo que todos os departamentos municipais de Modelo estão realizando seus ajustes, visando a questão econômica a nível nacional.

Conforme o prefeito Ricardo Maldaner isso se faz necessário devido a previsão da receita dos municípios deverá ter uma grande queda nos próximos meses. “Todos os município tem que reduzir as despesas para conseguir conciliar e equilibrar as receitas com as despesas”, destaca Maldaner.

Uma alteração que foi discutida e adotada na reunião do Conselho Municipal de Agricultura de Modelo é a questão da inseminação artificial. “O município de Modelo tem um grande investimento nessa área e será feito um pequeno reajuste nos valores desta taxa de inseminação. Desta forma a partir do mês de setembro será adotada a taxa de R$ 15 para a inseminação artificial, que é paga na tesouraria do município. Como existem muitos casos de repetição de cio também foi reajustado esta questão, a segunda aplicação passa a ter o valor de R$ 20 e se houver a necessidade de uma terceira terá o valor de R$ 30”, coloca.

Também foi definido na reunião um ajuste na hora máquina de trator de pneu que passará dos R$ 70 a hora para R$ 80, seja para serviços de distribuição de esterco, adubo e pé de pato.

Referente ao programa que foi criado neste ano, de horas máquinas de melhorias nas lavouras, os agricultores deverão realizar a solicitação a partir de janeiro de 2016. Essas horas estarão acumulando de 2015 para 2016, assim no ano que vem o agricultor terá seis horas com subsidio de 50%.