Vacina contra o HPV será realizada na próxima semana

Durante esta semana, a enfermeira da Unidade de Saúde Bárbara Baron, visitou a Escola Municipal Professora Griseldi Maria Muller para orientar as adolescentes entre 09 a 11 anos sobre a vacinação contra o HPV que será realizada no dia 25 de março.

 

A campanha de vacinação contra o HPV tem o objetivo de proteger as adolescentes contra o câncer de colo do útero que representa a terceira causa de morte por câncer entre as mulheres. O HPV é um vírus sexualmente transmissível que pode causar câncer no colo do útero e também verrugas genitais.

 

Conforme a enfermeira Bárbara, esta vacina deve ser administrada na adolescência, pois nesta idade a adolescente ainda não foi exposta ao vírus, proporcionando então, maior produção de anticorpos contra o vírus HPV.

 

Diante disso, as adolescentes entre 09 a 11 anos estarão comparecendo na Unidade de Saúde para receber a vacina na próxima quinta-feira, dia 19. As mesmas serão conduzidas até a Unidade de Saúde pela Escola durante o horário da aula, não sendo necessária a presença dos pais no momento da vacinação. “Reforçamos aos pais, que esta vacina é uma oportunidade para proteger as suas filhas contra o vírus do HPV, precursor do câncer de colo do útero. Portanto, solicitamos que permitam que elas sejam vacinadas”, coloca a enfermeira.