Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Viver Melhor foi lançado em Modelo

Na tarde da última quarta-feira (19), foi realizado o lançamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Viver Melhor no Bairro Palmeiras em Modelo. Que é um serviço de proteção social básica realizado em grupos que complementa o trabalho social com famílias; proporciona trocas culturais e de vivencias; busca desenvolver o sentido de pertença e de identidade; incentiva a socialização e a convivência comunitária e possui um caráter preventivo e proativo. 

O Serviço, Viver Melhor, de iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social de Modelo (Cras), pretende oferecer aos idosos do município, um espaço de Convivência com a comunidade e sociedade, desenvolvendo atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Social, Marizete Floss, o objetivo do programa é desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, ativo e autonomia, bem como no fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio comunitário afim de prevenir situações de risco pessoal e social.

O serviço de convivência e fortalecimento de Vínculos, conforme a tipificação nacional prevê o atendimento para idosos a partir de 60 anos, mas como o município tem liberdade para definir o público para atender, através de um diagnóstico percebeu-se que deveria atender neste Serviço, pessoas com idade igual ou superior a 55 anos, tendo como foco prioritário: pessoas beneficiárias do BPC; pessoas de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; pessoas com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão desse serviço.

Conforme a técnica de Referência do Trabalho com Idosos, Patrícia Jomertz Machado, o lançamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos Viver Melhor será realizado no Bairro Palmeiras. “Os encontros serão realizados quinzenalmente nas quartas-feiras, com início das atividades as 14h e término as 17h. A participação do idoso é livre, desde queaceite participar assumindo um compromisso com o grupo e com o serviço”, destaca. 

Nos encontros além de atividades de convivência, serão oferecidas diferentes atividades de lazer, recreação, dança, jogos, brincadeiras, dinâmicas, serão trabalhado oficinas da memória, atividades físicas e também serão realizadas palestras com diferentes temas.

Estiveram presentes no lançamento as seguintes autoridades: primeira-dama Karine Maldaner; a segunda-dama Elis Schlosser, o vereador Rodrigo Weber;  a diretora da Educação Jussane Frandaloso; a diretora do Departamento de Assistência Social Marizete Floss e a psicóloga do Cras Patricia Jomertz Machado.