Modelo é destaque na Responsabilidade Social em nível nacional

 

A revista IstoÉ e a empresa de pesquisa Austin Rating, a principal agência de classificação de risco do país, desenvolveram o projeto “As Melhores Cidades do Brasil”, com objetivo de mostrar o desenvolvimento das cidades, mapeando o ranqueando o nível de crescimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros

 

O ranking das melhores cidades do Brasil foi elaborado com base em metodologia exclusiva desenvolvida pela Austin Rating, originando o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), usando como suporte 212 indicadores extraídos de fontes primárias, analisados de forma qualitativa e quantitativa, avaliando os indicadores fiscais, indicadores econômicos, indicadores sociais e indicadores digitais, permitindo uma avaliação justa e precisa dos municípios.

 

Os municípios foram classificados em um Ranking Geral, que engloba todas as cidadesdo Brasil, sendo que o município de Modelo ficou na posição 2192º. Os municípios também foram categorizados e premiados conforme o tamanho de sua população: Pequeno Porte: até 50 mil habitantes; Médio Porte: de 50 mil a 200 mil habitantes; Grande Porte: acima de 200 mil habitantes. O Município de Modelo apesar de não ter se classificado entre os cinquenta melhores na soma total do Indicadores Sociais, ficou muito bem classificado, no subgrupo (Indicadores Sociais) Responsabilidade Social, ficando em 05º Lugar no Ranking Nacional e também na quinta posição em nível Estadual.

 

Conforme a Diretora do Departamento de Assistência Social de Modelo, Marizete Floss “Esse resultado é uma satisfação é um grande orgulho para nós do município de Modelo, especialmente ao Departamento de Assistência Social, que representa o resultado do trabalho de toda a equipe do Departamento e do CRAS, que não medem esforços para atender a população modelense da melhor forma,principalmente aqueles que mais necessitam da Assistência Social. Com certeza essa classificação serve como um estímulo para que continuemos trabalhando cada vez mais e nos mostra que estamos no caminho certo. Parabéns ao município de Modelo, especialmente aos trabalhadores da Assistência Social.”

 

Metodologia

A Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.

 

A análise dos 212 indicadores ocorreu de forma quantitativa e qualitativa. O desempenho dos municípios foi pontuado tanto pela condição do indicador em um único momento no tempo – a exemplo de uma fotografia -, bem como pelo desempenho da evolução desse indicador no tempo (como em um filme que conta sua história).

 

No cálculo do IISD, há 21 indicadores chamados de determinantes em virtude de sua representatividade nos grupos. Sua pontuação foi somada após aplicação de sua ponderação. Já os demais 191 indicadores são chamados de condicionantes e sua pontuação é foi somada integralmente.

 

A pontuação dos municípios ocorreu de forma decrescente e conforme a posição em cada indicador. O município mais bem classificado no indicador “Y” recebeu 5.565 pontos, enquanto o mais mal classificado nesse indicador, apenas 1 ponto. Esse critério foi aplicado linearmente tanto na análise quantitativa como na qualitativa. A nota máxima que um município pôde obter foi de 158,7416 pontos, ao passo que a mínima foi de 0,0285 ponto.

 

As informações dos 212 indicadores para os 5.565 municípios foram extraídas de fontes primárias públicas, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outras.

 

Apesar de existirem atualmente 5.570 municípios no Brasil, a amostra contemplou 5.565 cidades (ou 99,91% do total), pois cinco municípios foram emancipados a partir de 1º de janeiro de 2013. Portanto, não há massa crítica de indicadores suficientes para compará-los aos demais, cuja análise levou em consideração a evolução dos indicadores no período de dez anos.

 

ESTRUTURA DE PONDERAÇÃO DO IISD

Os 212 indicadores utilizados para o cálculo do IISD foram agregados, e ponderados, em quatro grandes grupos e 16 subgrupos, a saber:

 

INDICADORES FISCAIS (35%)

• Capacidade de Arrecadação (15%): revela os avanços do município na gestão dos recursos próprios.

• Execução do Orçamento (8%): mostra o equilíbrio entre receitas e despesas no gerenciamento dos recursos municipais.

• Aplicação na Saúde e Educação (8%): espelha o compromisso do município quanto à aplicação de recursos nessas duas áreas e o cumprimento dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

• Sustentabilidade Financeira (4%): registra os avanços do município quanto à sua capacidade de elevar a arrecadação de forma consistente ao longo do tempo.

 

INDICADORES ECONÔMICOS (30%)

• Padrão de Vida (20%): assinala os avanços que o município proporcionou à sociedade quanto ao nível de poder de compra e ao número de bens duráveis nos domicílios.

• Mercado de Trabalho (7,5%): destaca o progresso do município quanto à qualidade do emprego e ao nível de distribuição de renda à sociedade local.

• Comércio Exterior (2,5%): é o desempenho das exportações e a corrente de comércio do município.

 

INDICADORES SOCIAIS (25%)

• Atenção ao Jovem (5%): mostra o que o município proporcionou aos jovens quanto às condições de emprego, nível de escolaridade e segurança (homicídio juvenil).

• Educação (5%): indica os avanços do município para elevar a freqüência de crianças e jovens na escola, bem como a redução nas taxas de analfabetismo e o aumento na qualidade educacional.

• Responsabilidade Social (4%): revela os avanços do município quanto ao apoio às pessoas vulneráveis, como crianças, mães chefes de família, idosos, condições dos domicílios, etc. Critério este que o município de Modelo foi destaque.

• Habitação (3,5%): trata dos avanços do município quanto à oferta de serviços públicos nas residências, como coleta de lixo, energia elétrica, água e esgoto, densidade populacional, entre outras.

• Qualidade de Vida (3,5%): evidencia os avanços realizados pelo município nas condições de mortalidade infantil, fecundidade, probabilidade de sobrevivência, taxa de envelhecimento e número de famílias.

• Desenvolvimento Humano (2%): registra a evolução do município nos principais indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como educação, renda e longevidade, proporcionando melhor nível de igualdade para a população local.

• Saúde (2%): manifesta a evolução do município quanto à prestação do serviço de saúde, como número de hospitais, leitos, entre outros.

 

INDICADORES DIGITAIS (10%)

• Mobilidade Digital (5%): avalia o nível de disponibilidade de computadores e celulares nos domicílios.

• Acesso digital ao conhecimento (5%): são os avanços do município quanto à facilidade de obter informações por internet.