Modelo decreta situação de emergência devido a forte chuva de segunda-feira

No final da tarde desta terça-feira (01) estiveram reunidos no quartel do Corpo de Bombeiros de Modelo, a comissão da Defesa Civil do município, para discutir sobre a forte chuva que caiu na segunda-feira (30) e trouxe prejuízos as lavouras e estradas do município.

Conforme a presidente as comissão da Defesa Civil, Márcia Rüdiger, os locais mais afetados foram a Linha Janguta, Pedra Furada e Lageado Couro. “Em meia hora uma hora de chuva chegou-se a quantidade de aproximadamente 100 milímetros. Essa chuva veio muito rápido e causou um estrago muito grande”, coloca a presidente.

De acordo com o secretário do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens (DMER) Alcedir de Souza, a chuva torrencial que atingiu o município danificou as estradas. “Aproximadamente 50 km de estradas necessitam de recuperação, pois muitos tubos se romperam e transbordaram danificando as estradas que haviam sido cascalhadas a pouco tempo e até deixando locais intransitáveis, como na Linha Saudades que um barranco desmoronou”, destaca o secretário.

O sargento do Corpo de Bombeiros de Modelo Vilmar Kreusberger se colocou  em estado de prontidão, devido ao excesso de água num período muito curto.

Desta forma, tendo como base os estragos nas estradas, bueiros e a erosão das lavouras definiu-se o encaminhamento da situação de emergência, junto a Defesa Civil do estado, buscando um recurso para a recuperação destes estragos.  O Governo Municipal pede a compreensão e a paciência dos munícipes, que as providencias para a recuperação das estradas estão sendo tomadas.