Atraso de pagamento do Governo do Estado na área de Saúde preocupa o município

Na última quinta-feira (13), o secretário de Saúde de Modelo, Erno Michielim, participou em Florianópolis de uma reunião com os Secretários Municipais de Saúde e Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde para reunião mensal da CIB/COSEMS.

Na pauta da reunião haviam várias deliberações a serem aprovadas, mas o principal assunto da Reunião foi o atraso do pagamento do Governo do Estado aos municípios catarinenses no valor de mais de R$ 101 milhões, valores esses referentes aos cofinanciamentos estaduais aos municípios e que estão atrasados em média sete meses.

Com a presença do Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, que falou das tratativas com a Secretaria de Estado da Fazenda e com o Governador, mas que não tinha nenhuma previsão de pagamento para os municípios.

Também na última sexta-feira (14) os prefeitos dos  Municípios Associados a Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS) se reuniram para a Assembleia Geral Ordinária do Exercício de 2016 e para deliberarem sobre a Prestação de Contas e assuntos administrativos. O Presidente da AMERIOS, Rogério Perin – Prefeito de Flor do Sertão presidiu a Assembleia.

Logo após, o Presidente abordou sobre as Prestações de contas da AMERIOS e do CIS/AMERIOS, referente os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro de 2016, os quais foram aprovados pelos presentes. Também foi discutida a questão do CIS/AMERIOS, CIGAMERIOS.

Conforme o prefeito de Modelo, Ricardo Maldaner, na reunião da AMERIOS foi apresentado o levantamento referente à situação dos pagamentos pendentes por parte da Secretaria Estadual de Saúde, totalizando um déficit de mais de R$ 101 milhões.

Os programas que estão neste levantamento são os seguintes: Assistência Farmacêutica; Centro de Atenção Psicossocial – CAPS; Centro de Especialidades Odontológicas – CEO; Atenção Básica; Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF; Programa de Assistência da Atenção Básica no Sistema Prisional – PNAISP; Programa Catarinense de Inclusão Social – PROCIS; Laboratório de Prótese Dental e Incentivo à Média e Alta Complexidade.

Ainda de acordo com o prefeito Ricardo os municípios estão com dificuldades para manter esses atendimentos, pois até o momento os serviços estão sendo mantidos com recursos livres para pagar os fornecedores.

Segundo o secretário de Saúde, Erno Michielim, está sendo organizada uma mobilização de Secretários Municipais e Técnicos das Secretarias de Saúde dos municípios no Centro Administrativo para a próxima terça-feira (25), para reivindicar o pagamento dos valores financeiros do Governo do Estado aos municípios e a normalização dos fornecimentos de insumos a serem descentralizados aos municípios.