Prefeito Ricardo participa e ministra palestra no XV Congresso Catarinense de Municípios

Na última semana, de 14 a 16 de março, o prefeito de Modelo Ricardo Maldaner esteve participando em Joinville do XV Congresso Catarinense de Municípios, bem como da XIII EXPOFECAM e da 2ª Oficina Estadual de Gestores Municipais.

Em época de crise e queda nas transferências constitucionais é tempo dos Municípios buscarem alternativas para incrementar a arrecadação própria. Esse foi o tema abordado pelo prefeito de Modelo, Ricardo Maldaner, em palestra durante o Painel sobre Eficiência na Arrecadação Própria Municipal, do XV Congresso Catarinense de Municípios, nesta quarta-feira (15), em Joinville.

O prefeito apresentou a experiência do Município na auditoria e fiscalização dos tributos próprios como o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, Imposto Territorial e Predial Urbano – IPTU e o Transmissão de Bens Imóveis e de direitos a eles relativos – ITBI, por exemplo. “Nós temos a necessidade legal de cobrar os tributos municipais e é preciso se atentar a isso”, comenta o Maldaner.

O prefeito conta que foi criado em Lei o cargo de auditor e, após o início da atuação do profissional, o município percebeu um incremento próximo a 100% em alguns casos, como no ISS. Segundo ele, são quase 30% a mais na receita Corrente Líquida anualmente. “Vamos fazer o nosso dever de casa, o que vai melhorar a nossa arrecadação e vamos estar dentro da lei”, diz o prefeito deixando a sugestão para os demais, uma vez que a falta de fiscalização pode representar renúncia de receita por parte do Município.

O painel ainda contou com a apresentação do presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA e prefeito de Lebon Régis, Douglas de Mello; do diretor do CIGA, Gilsoni Albino e do economista da FECAM, Alison Fiuza.

(Fonte: FECAM)