Vice-prefeito, presidente da Câmara e presidente do Conselho da Agricultura participam da primeira reunião do CDR

A Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha realizou, na última sexta-feira (17) a primeira reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Maravilha nos parâmetros da Lei nº 16.795/2015 e do Decreto nº 856/2016. Entre os temas abordados esteve a Legislação que regulamenta o Conselho de Desenvolvimento Regional, funções e composição; criação da Delegacia Regional de Polícia Civil; viabilização da implantação da Coordenadoria da Fatma (CODAM).

Representando o município de Modelo estiveram o vice-prefeito Aldecir Bolis, o presidente da Câmara de Vereadores Hélio Trevisan e o presidente do Conselho Municipal da Agricultura Irineu Henker.

Na abertura da reunião o secretário executivo, Valci Dal Maso, destacou que a presença dos conselheiros demonstra a força e compromisso dos municípios com a questão regional. Repassou ainda orientações sobre a nova estrutura das ADR’s e o novo formato do Conselho de Desenvolvimento Regional.

Para tratar da possibilidade de criação de uma Delegacia Regional de Polícia em Maravilha (DRP) o delegado regional da Polícia Civil, Henrique Gonçalves Muxfeldt, enfatizou que este assunto já vem sendo trabalhado há alguns anos e que é um projeto viável. “O crescimento populacional aumentou a demanda por serviços e justificam a necessidade de criação desta Delegacia Regional. Alguns critérios técnicos já foram analisados e há sinalização favorável para o encaminhamento da criação e instalação”, destacou.

O delegado ainda expôs sobre as particularidades do serviço desempenhado pela Delegacia Regional. Segundo ele num primeiro momento irá consolidar a instalação da Circunscrição de Trânsito (CITRAN) ainda no primeiro semestre de 2017.

Outro tema abordado na reunião foi a necessidade de reativar e reestruturar a Coordenadoria Regional (CODAM) da Fatma em nossa regional. De acordo com o secretário executivo existem demandas represadas de licenças e autorizações que impedem a continuidade de muitos serviços tanto no interior quanto na cidade.

Dal Maso solicitou ainda o apoio e parceria dos municípios para efetivar esta demanda, colaborando com a cessão de servidores municípios ou outra forma de implementar e efetivar este atendimento.

Finalizando os assuntos da pauta, definiu-se que a próxima reunião será no município de Pinhalzinho, em data a ser definida.