Modelo atinge a média 6,9 nos anos iniciais do ensino fundamental

O Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é uma ferramenta do MEC para avaliar o ensino brasileiro e foi divulgado ontem, segunda-feira (03).

O Município de Modelo atingiu a média 6,9 nos anos iniciais do ensino fundamental e 4,7 nos anos finais do ensino fundamental. Os dados são relativos a 2017.

O Ideb é divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil. Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar.

O índice varia de 0 a 10. As metas projetadas são diferenciadas para cada unidade, rede e escola. Elas são apresentadas bienalmente, desde 2007 até 2021, de modo que os estados, municípios e escolas deverão contribuir em conjunto para que o Brasil atinja a meta 6,0 em 2022, o mesmo patamar educacional da média dos países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos.