Ações de prevenção ao Covid-19 seguem em todo o município

A Secretaria Municipal de Saúde de Modelo, por meio da sua Secretária, Bárbara Gueller Baron, informa que continua vigente a Portaria 227 que estabelece restrições para os atendimentos SUS nas Unidades de Saúde e nos serviços de média e alta complexidade.

Diante disso, informamos que continuam suspensos os atendimentos médicos e odontológicos de rotina, os exames de média e alta complexidade que são realizados fora do município e as consultas com especialistas da rede SUS.

Na Unidade de Saúde de Modelo os atendimentos estão assim organizados:

– consultas médicas e odontológicas apenas para os casos de urgência/emergência;

– atendimento com o fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista apenas para casos de urgência;

– os pacientes que fazem uso de medicamentos contínuos podem ligar na Unidade de Saúde para solicitar a receita;

– o atendimento na farmácia para a distribuição de medicamentos está sendo realizado normalmente;

A Secretária destaca que os pacientes compareçam na Unidade de Saúde fazendo uso de máscara, que respeitem as regras de distanciamento, evitem aglomerações e formação de filas.

Ressaltamos também a importância do paciente telefonar na Unidade de Saúde antes de se deslocar, a fim de tornar possível o esclarecimento de dúvidas e orientações pelo número 3365-3132.

A Secretária Bárbara ainda comunica que já iniciou a distribuição de máscaras domésticas para os pacientes que fazem parte dos grupos de risco para o COVID-19, entre eles, idosos, pacientes com doenças crônicas, gestantes e famílias com vulnerabilidades sociais acompanhadas pelo CRAS. A distribuição das máscaras estará sendo realizada pelas agentes de saúde.

Todas essas medidas visam a proteção e prevenção da saúde de todos os modelenses.