Reunião do Comitê Municipal de Crise do Coronavírus esteve reunido na tarde de hoje (20)

O encontro serviu para a apresentação da evolução do número de pessoas contaminadas pelo Covid-19 no município de Modelo. No município já foram monitoradas um total de 397 pacientes. Os casos confirmados até esta data somam 90 pacientes. Destes, apenas 5 profissionais da saúde testaram positivo para o novo coronavírus.

No município foram realizados um total de 312 exames, com 228 casos negativos e 84 positivos. Dos infectados 26% dos pacientes eram portadores de comorbidades.

O relatório apresentado pela Vigilância Epidemiológica mostrou que o pico de contaminação aconteceu entre os dias 14 a 20 de junho, com 25 pessoas contaminadas.

Do total de pacientes confirmados, 90% receberam tratamento domiciliar e 10% precisaram de atendimento na rede hospitalar.

O Relatório apresentado nesta tarde para o Comitê mostrou que em 2019 foram atendidos entre janeiro e agosto 1175 pacientes com doenças respiratórias e agora em 2020 foram atendidos, neste mesmo período, 728 pacientes. Uma queda de 38%.

Foi destacada também a ocorrência de um caso de óbito pelo Coronavírus, e segundo apresentou a Vigilância Epidemiológica o índice maior de contaminações ocorreram em ambientes familiares.

Ainda foram apresentadas as medidas estabelecidas por decreto para os velórios e sepultamentos ocorridos em casos de pacientes cometidos pelo Covid-19.

Um dos médicos do município também destacou a importância de um tratamento precoce e que o município está seguindo as orientações do Ministério da Saúde em relação à prescrição de medicamentos.

Em relação às restrições o município de Modelo segue as recomendações estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde publicada no dia 17 de agosto na Portaria 592/2020. Conforme as classificações de risco, as regiões de saúde devem intensificar as medidas sanitárias de prevenção ao Covid-19.