Estiagem: Agricultura investe em preservação de nascentes

O Município de Modelo recebeu um recurso no valor de R$ 50 mil através do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, devido a declaração de situação de emergência devido a estiagem do final do ano de 2020.
 
Conforme o secretário de Agricultura, Aerton Valmorbida o valor será utilizado em ações para prevenção de estiagem, sendo que em Modelo o recurso será investido na preservação de nascentes e na construção de poços com colocação de tubos. “Também serão adquiridas mais caixas d’água com mangueiras para distribuir nas comunidades do interior do município, em pontos estratégicos para que sejam utilizados para uso de água potável em situação de estiagem, destaca Aerton.
 
A Secretaria de Agricultura lembra aos agricultores interessados em realizar a preservação de nascente com proteção de fonte em suas propriedades para que compareçam na Secretaria para se cadastrarem no Programa. “Lembramos que os recursos são limitados, por isso pedimos que os mesmos venham até a Secretaria com urgência, sendo que a data limite é esta sexta-feira (23)”, enfatiza o secretário.
 
Conforme Aerton a Secretaria de Agricultura estará realizando uma licitação para aquisição dos tubos e os demais materiais.
 
As caixas d’água enviadas pela Defesa Civil já estão sendo instaladas e também já está agendada a vistoria da Defesa Civil para os próximos dias.