Agricultura disponibiliza de diversos Programas e Incentivos

A Secretaria de Agricultura de Modelo dispõe de diversos Programas e Incentivos para os agricultores do município. Conforme o secretário da pasta, Aerton Valmorbida, todos os programas estão em vigência.

Conforme Aerton são vários os programas disponíveis como o Bônus Fiscal, concessões e incentivos a avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite, fumicultura e outros empreendimentos rurais, como novas construções.

Também está disponível o programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro, incentivo a silagem para bovinocultura de leite e de corto e o programa Melhorias do Campo.

O secretário coloca que foram feitos alguns ajustes internos, quanto aos requerimentos, buscando diminuir a burocracia e dar uma condição melhor para executar alguns programas.

Aerton lembra sobre o programa de incentivo a silagem, que os agricultores vêm até a Secretaria e solicitam o requerimento. “Dos requerimentos que foram realizados até então, todos foram vistoriados e grande parte deles já foram pagos pelo setor responsável”, destaca.

Nesta terça-feira (11) foi realizada a licitação do insiminador. Também está sendo dado o encaminhamento para a licitação do sêmem.
Sobre o programa Melhorias no Campo, das horas máquinas, Aerton coloca que estão sendo feitos os orçamentos com mais que uma empresa.

A partir desses orçamentos será feito um Decreto, contendo os valores que serão praticados pelos agricultores e pelas empresas.

De acordo com o secretário todas as ações e os programas são discutidos com o Governo Municipal, lideranças e os membros do Conselho da Agricultura, buscando sempre aumentar a renda do agricultor e a qualidade de vida do munícipe.