Modelo recebe Selo de Atenção Primária de Qualidade

O município de Modelo recebeu na última semana o Selo de Atenção primária de Qualidade, essa iniciativa do Ministério da Saúde reconheceu as ações adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19, sendo que 18 deles são de Santa Catarina.

Conforme a secretária de Saúde, Giseli da Silva, o Selo de Certificação de Atenção Primária de Qualidade foi lançado como forma de fortalecer, estimular e promover a Atenção Primária à Saúde no Brasil. “Essa homenagem reflete os esforços da equipe de servidores da Saúde para melhor atender a população, o que contribui para melhorar o desempenho do município, e desta forma garantido mais recursos para a qualificação dos serviços prestados aos cidadãos”, coloca.

Modelo atingiu a pontuação de 8,3 nos indicadores de desempenho do Previne Brasil. Giseli ressalta que esta pontuação foi possível devido ao bom trabalho e cadastro realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde do município, uma vez que os cadastros corretos são extremamente importantes para contabilizar as produções da equipe.

Para fortalecer e melhorar ainda mais a assistência prestada, na última semana as Agentes Comunitárias de Saúde e as enfermeiras da Estratégia da Saúde da Família receberam treinamento com a equipe de assessoria LR a fim de realizar a conferência de pequenas inconsistências dos cadastros dos domicílios e pessoas, também foram orientadas quanto a utilização do sistema para conferência e correção dessas divergências.

Além disso, foram capacitadas a utilizarem o mapa inteligente digital disponível no Sistema RANG, para que assim consigam ter um olhar mais dinâmico sobre o território. Por fim, de acordo com a secretária foi realizado com as enfermeiras uma fala sobre a nova forma de pagamento da Atenção primária em Saúde e os indicadores.