V Conferência de Saúde Mental acontece na próxima segunda-feira

O Governo Municipal de Modelo através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal da Saúde realizam na próxima segunda-feira (29) a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental, que tem como tema central: A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.
 
O evento acontece de forma hibrida com palestras virtuais que já foram gravadas pelos organizadores com início às 7h30 quando acontece o credenciamento e às 8h a abertura e início das atividades.
 
A V Conferência Estadual de Saúde Mental, corresponde à Etapa Municipal da V Conferência Nacional de Saúde Mental e tem como objetivo propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para todo o território Nacional.
 
Durante a Conferência serão trabalhados e debatidos o eixo principal, que é fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos e também os seguintes eixos norteadores:
 
– Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
 
– Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
 
– Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
 
– Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.