Projeto Escola de Família 2014 terá como tema: “Respeite a Vida: Diga Não as Drogas”

Na noite da última quarta-feira (09), foi realizado o lançamento do Projeto Escola de Família 2014. Neste ano o tema é “Respeite a Vida: Diga Não as Drogas. O lançamento foi realizado no auditório da Escola Estadual Dom Helder Câmara, quando foi apresentado o projeto e seus objetivos, também foi apresentada uma peça teatral chamada “Labirintos” do Grupo Vícios de Outrora de Pinhalzinho.

O Projeto Escola de Família foi criado no ano de 2013, inspirado no Programa Escola de Pais, e pretende oferecer às famílias do município de Modelo a oportunidade de construir um espaço de diálogo e reflexão para discutir sobre a importância de construir relações estáveis e seguras entre seus membros.

Atualmente, o projeto é coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pela Secretaria de Saúde e pelo Serviço Social do Fórum de Justiça, tendo como principais apoiadores a Escola Estadual Dom Helder Câmara, o Poder Judiciário de Santa Catarina, o Ministério Público e a Polícia Civil e Militar.

Em 2014 a coordenação do Projeto Escola de Família, após ampla discussão e planejamento decidiu pela elaboração de uma nova proposta de trabalho com o seguinte tema: Respeite a Vida: Diga NÃO as Drogas. “A temática será abordada com os próprios adolescentes do sétimo ano, na Escola de Educação Básica Dom Helder Câmara, por entendermos que a Escola é um espaço de formação e que reflete as vivências familiares, fazendo parte do universo de vida das famílias e seus filhos, sendo um local estratégico para atuar”, coloca a diretora do Departamento de Assistência Social, Marizete Floss.

Também serão envolvidos os pais em alguns encontros a fim de possibilitar uma reflexão conjunta sobre a problemática e outros temas que dizem respeito ao fortalecimento da família.

A escolha deste tema se fundamenta no fato de que o consumo de drogas tem aumentado, especialmente entre adolescentes do município de Modelo, tornando-se foco de discussão, não apenas do poder público, mas de toda a sociedade que preza pela qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Conforme a assistente social do Cras de Modelo, Loraci Bellaver neste ano o projeto tem como objetivo geral prevenir o uso de drogas pelos adolescentes a fim de evitar que os mesmos se tornem futuros usuários.

Após a apresentação da proposta do Projeto Escola de Família foi realizada a apresentação da peça teatral “Labirintos”, com o Grupo Vícios de Outrora da cidade de Pinhalzinho, que abordou o tema Drogas.

Estiveram prestigiando o ato diversas autoridades como o prefeito Ricardo Maldaner; o Juiz de Direito da Comarca de Modelo, Dr. Wagner Luis Boing; o Promotor de Justiça da Comarca de Modelo,  Dr. Marcos Augusto Brandalise; as coordenadoras do Projeto Escola de Família: a Diretora do Departamento de Assistência Social Marizete Floss; a Assistente Social do Cras Loraci Bellaver, a Assistente Social do Fórum de Justiça Simone Bringhenti e a Enfermeira da Unidade de Saúde de Modelo Bárbara Geller Baron; a Comissária da Infância e Juventude Fernanda Ulsenheimer; a secretária de Saúde  Márcia Jacoby; a diretora de Educação Jussane Frandoloso; a diretora da Escola Dom Helder Câmara Joani Wichert; Investigar da Polícia Civil Geovani Rodrigues; a Presidente do Conselho Tutelar Carine Brunetto; representantes do Lions Clube, Leo Omega e Leo Alpha, pais e alunos e a sociedade geral.