Programa Nacional Criança Alfabetizada está em andamento em Modelo

O município de Modelo aderiu ao Programa Nacional Criança Alfabetizada com o intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental, bem como recuperar as aprendizagens dos alunos do terceiro, quarto e quinto anos, que tiveram algum comprometimento pedagógico, devido a pandemia.

A professora Jandira Heckler é a articuladora do programa, sugerindo atividades que facilitam a alfabetização, dentre elas a Contação de Histórias para os primeiros e segundos anos semanalmente e quinzenalmente na educação infantil. “Como o programa ainda é novo, estamos nos inteirando das ações que devem ser realizadas, nesta semana estão sendo realizados avaliações com todos os alunos da rede municipal, que serão enviadas ao Ministério da Educação. Serão três etapas de avaliação: em março, junho e outubro. Também foram organizadas nas salas de aula de todas as turmas e na biblioteca o Cantinho da Leitura, ambiente lúdico e motivador para que nossos alunos tenham satisfação em realizar a leitura”, explica a professora.

De acordo com a diretora de Educação, Raquel Stocker, o município recebeu recursos para incrementar os Cantinhos da Leitura, sendo que foram adquiridos fantasias, fantoches, almofadas, tatame, amarelinha e armários, que chegarão esta semana. “Estamos empenhados em cumprir o compromisso firmado pelo nosso município junto ao Ministério da Educação, que é o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, destaca Raquel.