Campanha Recicla Modelo está sendo realizada

As Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Combate a Endemias do município de Modelo estão participando do curso “Saúde com Agente” promovido pelo Ministério da Saúde.

O curso tem carga horária de 1.275 horas distribuídas entre atividades teóricas e práticas, sendo que as atividades práticas são coordenadas pela enfermeira e preceptora Bárbara Geller Baron.

Na disciplina de Planejamento e organização do processo de trabalho, as alunas foram orientadas para refletirem sobre uma problemática local em saúde e desenvolver ações voltadas para atender essa demanda. “A partir dessa reflexão, elaboraram a Campanha Recicla Modelo a qual tem como objetivo estimular as famílias modelenses para a separação do lixo reciclável e não reciclável produzido nas residências. Essa ação propõe contribuir com as famílias que utilizam a reciclagem como fonte de renda facilitando o dia a dia de trabalho destas pessoas e também contribuir com a preservação do meio ambiente”, explica Bárbara.

Diante disso, a equipe elaborou um folheto informativo o qual está sendo distribuído nas visitas domiciliares realizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes Comunitárias de Endemias para conscientizar a comunidade local sobre a temática.

A secretária de Saúde, Giseli da Silva, pede a colaboração da população modelense. “Será fundamental que todas as famílias façam a separação do lixo reciclável do orgânico em suas casas. É uma atitude simples e diária que vai facilitar o trabalho das pessoas que estão trabalhando com a coleta seletiva, bem como estaremos melhorando a limpeza da nossa cidade e contribuído com o meio ambiente”, coloca.

Essa ação contou ainda com o envolvimento da vigilância sanitária, da gestão de Saúde, Administração Municipal, do Departamento de Urbanismo e CRAS