Modelo comemora 62 anos de história

Modelo comemora 62 anos de emancipação político e administrativo neste dia 30 de dezembro. Uma história rica e cheia de conquistas feita por muitas pessoas que contribuíram grandemente para o município.

A colonização do município de Modelo foi iniciada no ano de 1949, pertencendo na época à área do Velho Chapecó. O impulso inicial foi dado por descendentes do Rio Grande do Sul, que se dedicavam, principalmente, à agricultura. Ainda no ano de 1949 chegava à cidade o primeiro desbravador, João Muxfeldt, que veio explorar as terras juntamente com Osvaldo da Silva Pinto.

Em 1954 com a criação do município de São Carlos, Modelo passou a pertencer ao mesmo. A Colônia começou a prosperar, e em 12 de maio de 1956, pela Lei Municipal nº30 era criado o distrito com a denominação de vila Modelo, subordinado ao município de São Carlos e sendo designado o ex-vereador Leopoldo Miguel Hermes para desempenhar as funções de subprefeito. Por intermédio da lei estadual nº 780 de sete de dezembro de 1961 foi criado o município de Modelo, sendo instalado oficialmente em 30 de dezembro de 1961 com a presença de altas autoridades no Hotel Faixa Branca do Vereador Osvaldo Schlosser.

Pela lei estadual nº 5412, de 08/12/1977, foram criados os distritos de Bom Jesus do Oeste, Serra Alta e Sul do Brasil. Durante sua história, desmembraram-se de Modelo os municípios de Serra Alta (26/04/1989), Sul Brasil (26/09/1991) e Bom Jesus do Oeste (19/07/1995). Modelo que possuía área de 363,761km², atualmente, conta com uma área de 92,717 km².

A economia modelense baseia-se principalmente na agricultura, indústria e pecuária. Destacam-se a indústria moveleira e de confecções, agroindústrias familiares, criação de aves e suínos, gado de corte e leiteiro.

O Município de Modelo segue em pleno desenvolvimento. Obras estão por todos os cantos. Investimentos público e privado fazendo com que Modelo seja destaque no estado de Santa Catarina.

A todos que aqui vivem e aqueles que por aqui passaram merecem o devido reconhecimento pelo importante papel desempenhado nestes 62 anos de história.

Município de Modelo – Cidade do Verde

Administração Municipal – É mais por Modelo