Programa Movimenta Modelo foi lançado na quarta-feira

Na última quarta-feira (17), no salão Multiuso, foi lançado o Programa Movimenta Modelo. Este programa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Modelo e pelo Departamento de Esportes.

Conforme a nutricionista e coordenadora do projeto, Elisandra Pain, o Programa Movimenta Modelo foi elaborado após um diagnóstico nutricional, realizado por ela, no grupo de hipertensos e diabéticos de Modelo, o qual identificou o aumento da incidência do sobrepeso e da obesidade nas pessoas avaliadas. “61% das pessoas avaliadas estão com sobrepeso ou obesas no nosso município. Esses agravos são fortes fatores de risco para outras doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista.

Após esse diagnóstico foi criado um grupo de reeducação alimentar e de atividade física, como forma de apoio para essas pessoas, com orientação nutricional, com incentivo a hábitos saudáveis de vida e a prática regular de atividade física. “Esses encontros acontecerão todas as segundas-feiras no salão multiuso, das 16h30 às 17h30 e as quartas-feiras das 16h às 17h30, nas quartas-feiras será verificada a pressão arterial de cada participante e também pelo menos uma vez por mês um profissional da saúde estará indo lá conversar com eles sobre algum assunto”, coloca Elisandra.

A equipe que estará trabalhando no Programa será uma equipe multidisciplinar. Serão vários profissionais da saúde, como médicos, enfermeiras, nutricionista, psicólogo, farmacêutico, com o objetivo de promover qualidade de vida a essas pessoas.

Conforme a secretária de Saúde, Márcia Jacoby, esse programa já vinha sendo realizados em partes pelo Departamento de Esportes. “Nós juntamos o Departamento de Esportes com a Secretaria de Saúde, para fazermos um projeto maior. Nós precisamos nos preocupar com essa população. A Secretaria de Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) significam atenção básica, portanto temos que valorizar esses projetos que visam a prevenção e controle de doenças. Estaremos acompanhando os participantes todas as quartas-feiras durante a realização da atividade física”, enfatiza a secretária.

Nesse primeiro momento as pessoas que poderão participar do Programa são os hipertensos e os diabéticos que foram avaliados. No decorrer do deste projeto poderão ser criados outros que atenderão a outro grupo de pessoas.

A nutricionista Elisandra salienta que assim como existem os objetivos, também existem os resultados esperados no decorrer do Programa. “O Programa Movimenta Modelo tem todo um cuidado alimentar com atividades físicas, então nós buscamos como resultado a diminuição da pressão arterial, controle do diabetes, diminuição do peso, conscientização de todos eles da alimentação saudável, redução do LDL colesterol, que o colesterol que faz mal pro nosso coração, aumento do HDL colesterol que faz bem para o nosso coração, redução do isolamento social, diminuição da insônia, da depressão e ainda de dores articulares, então os beneficios serão muitos”, ressalta a nutricionista.

O prefeito Ricardo Maldaner, presente no lançamento, colocou que esse projeto vem ao encontro da busca pela qualidade de vida para os munícipes modelenses. Maldaner também agradeceu a presença de todos. “Em tudo que a administração procura fazer, queremos a participação, por que o dinheiro é público, então nós temos que usar, por que é para o nosso bem. Quero também reforçar que nós temos que participar, temos que nos movimentar, se nós ficarmos paradinhos em casa, no mesmo lugar, nós vamos enferrujar, e ai a coisa complica. Então quero dizer que aproveitem, são dois dias da semana que vocês vão fazer exercícios, vão cuidar da alimentação com a nutricionista, vão aferir a pressão arterial, vão cuidar da diabetes. E vamos firme que com isso cada vez mais nós vamos melhorar a nossa Modelo, esse é o nosso objetivo”, destacou o prefeito.

Após a realização da solenidade de lançamento foi realizada a aula inaugural com o professor Eloir Rucks.