MUNICÍPIO DE MODELO FOI CONTEMPLADO COM O PROJETO ITAÚ SOCIAL: CULTIVANDO SONHOS

O Município de Modelo recebeu no dia 24 de novembro, uma importante notícia: fomos contemplados com o projeto do Itaú Social: Cultivando Sonhos, no valor de R$ 365.348,00 (trezentos e sessenta e cinco mil trezentos e quarenta e oito reais). O projeto foi encaminhado no mês de julho deste ano, conforme Edital do Fundo da Infância e do Adolescente (Edital FIA), publicado anualmente pelo Itaú Social, que prevê a destinação de recursos para projetos que contribuam para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, sendo que os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) de todo o país, gestores dos Fundos, podiam inscrever propostas até o dia 19 de junho de 2020.
A proposta foi encaminha via CMDCA, mas quem elaborou o Projeto foi a equipe do Departamento de Assistência Social do município de Modelo e posteriormente foi aprovada pelo Conselho. A instituição que irá executar a proposta é o CRAS de Modelo.
O principal objetivo do projeto é ampliar o atendimento às crianças e adolescentes, em especial as que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, através de atividades socioeducativas inovadoras e prazerosas, no contra-turno escolar, visando o desenvolvimento da inteligência emocional, da criatividade, da autonomia, do pensamento crítico, da formação pessoal, social e cidadã, bem como a proteção e a promoção dos seus direitos.
O projeto consiste na articulação de atividades que serão desenvolvidas no Serviço de Convivência – CULTIVAR, com a complementação e oferta das oficinas de tecnologia e robótica; ciências e invenções, que funcionarão no espaço da empresa a ser contratada; musicoterapia; saberes da terra e Inteligência Emocional, as quais (três) acontecerão no espaço físico do Serviço de Convivência.
O público são crianças e adolescentes com idade entre 08 (oito) a 18 (dezoito) anos, do município de Modelo, tendo prioridade os que residem no interior do município nas Linhas: Jundiá, Santa Lúcia, Pedra Furada, Janguta, Santa Rosa, Salete, Cesco e Nova e os que moram nos Bairros Alvorada e Palmeiras. Serão oferecidas 40 vagas no turno matutino e 40 vagas no turno vespertino, com frequência de duas vezes por semana.
Segundo a Diretora de Assistência Social, a Sra. Marizete Floss “O projeto é resultado do esforço de muitos profissionais e com certeza será uma alternativa significativa de atendimento para as crianças e adolescentes do município atendidos pelos órgãos de garantia de direitos e que necessitam desse atendimento para superação das situações de vulnerabilidade vivenciadas e para a formação cidadã.”
Conforme a Presidente do CMDCA, Sra. Marli Schlosser, “As ações do projeto são diferenciadas e inovadoras, que possibilitam o desenvolvimento de novas habilidades e competências as quais contribuirão para a superação das desigualdades e inclusão social, assim como para a promoção de mudanças concretas na vida das crianças e adolescentes”.