Prefeito participou de Audiência Virtual com a Governadora falando sobre a estiagem

Na tarde da última quinta-feira (26) reuniram-se na sala virtual do Governo do estado a Governadora de Santa Catarina, Sra. Daniela Reinehr, o Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Sr. Ricardo Gouvêa, o Secretário de Estado da Saúde, Sr. André Motta, o secretário da Defesa Civil do Estado, Coronel Aldo Baptista Neto, Prefeitos de Santa Catarina presidentes de associações de municípios e demais gestores para tratar de temas importantes do municipalismo catarinense.

O Presidente da FECAM e Prefeito de Rodeio, Paulo Weiss saudou a todos e iniciou as discussões acerca das pautas prioritárias que assolam os municípios catarinenses, cuja pauta ficou dividida entre os novos desdobramentos da pandemia COVID-19 e a estiagem que afeta gravemente a região oeste do Estado.

O Prefeito de São José do Cedro e Presidente da AMEOSC, Plínio de Castro, relembrou da importância da celeridade na busca por soluções acerca da estiagem, os municípios estão sofrendo com os danos decorrentes de tal evento e se encontram em caos.

O Prefeito de Modelo e Presidente da AMERIOS, Ricardo Maldaner, declarou extrema preocupação acerca da estiagem no Estado, declarando que os municípios não contêm subsídios para atender a demanda de água dos animais, bem como a agroindústria está sendo fortemente afetada. Solicitou auxílio urgente do Estado, principalmente para diminuir os desastres futuros.

Após a Governadora do Estado, Daniela Reinehr, disse que o presente encontro foi extremamente importante para entender os anseios dos municípios catarinenses. Informou que o Estado não está medindo esforços para aumentar o número de leitos de UTI, bem como para frear a desativação dos mesmos, de forma que declarou que durante a semana foram 95 leitos habilitados para o enfrentamento da COVID-19. Em relação à estiagem, Daniela Reinehr informou que existe uma orientação clara para com os municípios a respeito dos decretos de calamidade, possibilitando o encaminhamento das normativas de forma mais célere e eficaz. Revelou que solicitou a criação de um gabinete de crise específico para a estiagem, com foco em projetos eficazes para atender as necessidades dos municípios, melhorando a comunicação e orientar os prefeitos e demais gestores da melhor forma possível, no intuito de mitigar os danos da estiagem.

O Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Gouvêa, informou que foram lançados programas no intuito de auxiliar as prefeituras com recursos para que as mesmas busquem pagar óleo diesel, contratar caminhões de distribuição de água, compra de caixa d’água e demais insumos.

O secretário da Defesa Civil do Estado, Aldo Baptista Neto, informou que tem registrado 80 municípios com decreto de emergência vigente, dos quais 31 estão homologados e seguiram para o Governo Federal para reconhecimento.

Em Modelo a Secretaria de Agricultura segue atendendo as propriedades que passam por dificuldade no abastecimento de água para consumo humano e animal.