Reunião do Conselho de Agricultura foi realizada na segunda-feira

Na última segunda-feira (08) foi realizada mais uma reunião do Conselho de Agricultura de Modelo.

A secretária de Agricultura de Modelo, Márcia Rüdiger, falou sobre os problemas enfrentados com a retro escavadeira que está estragada. Sendo que o departamento está ocupando a do Departamento de Estradas e Rodagens pela parte da manhã.O veterinário da Cidasc, Fabio Varone falou sobre os exames de Brucelose, e alertou os agricultores para que tomem cuidado no manejo de suínos e das aves em suas propriedades, tendo em vista as perspectivas de exportações destes produtos. Sobre o gado leiteiro o veterinário colocou que ser for feito exame e este der reagente existe a possibilidade de vacinar esses animais, com a autorização da Cidasc.

Na oportunidade esteve presente na reunião o secretário de Agricultura do município de Saudades, Jacinto Kreutz, que falou sobre um novo sistema de atendimento de horas máquinas aos agricultores, para incentivar o movimento econômico do município, para a manutenção, expansão e diversificação das propriedades rurais, visando o desenvolvimento econômico social, desta forma o agricultor receberia bônus do município conforme a nota de contribuição na venda dos produtos agrícolas.

O prefeito Ricardo Maldaner, também falou sobre este modelo de incentivo, dizendo que a prefeitura quer ser justa com todos os produtores do município. Disse ainda que este sistema do município de Saudades é bom e que também pode ser implantado em Modelo. Sendo que a diretoria do Conselho da Agricultura de Modelo irá pensar e conversar como será esse incentivo. Na reunião também foi comentado sobre as patrulhas agrícolas, sendo que foi aprovado pelo conselho que o primeiro grupo será formado na região da Linha Janguta.