Conselheiros de Modelo visitam a Fazenda Werlang em Cunha Porã

Na última terça-feira (27) os conselheiros do Conselho da Agricultura e a Secretaria de Agricultura de Modelo estiveram visitando uma propriedade em Cunha Porã.

A propriedade visitada foi de Aloisio Werlang, que em 1975 adquiriu a mesma, localizada na Linha Cristo Rei em Cunha Porã. Para ter uma renda mensal optou pela produção de leite, iniciando a atividade com apenas uma vaca e uma novilha e acabou apaixonando-se pela atividade. Posteriormente adquiriu uma vaca do Uruguai e assim com muita dedicação, perseverança e trabalho foram evoluindo e hoje contam com um excelente plantel de 250 fêmeas da raça holandesa, tendo a produção de leite como a principal atividade.

Com uma propriedade formada por 130 hectares, possui ótima infra estrutura de equipamentos, máquinas, silos trincheira, piquetes, free-stall, sala de ordenha dentre outros e claro, ótimas casas para moradia, todas próximas a sede, onde residem os familiares de Aloísio, que também são os responsáveis pelas atividades no dia a dia da Fazenda,sendo que todos são remunerados.

Além da produção de leite, a família divide funções com as lavouras de milho e soja e na terminação de suínos, sendo que em ambas as atividades o resultado também é expressivo. A família Werlang também produz feno e pré-secado para consumo e para a comercialização. As pessoas envolvidas nas atividades da fazenda Werlang, buscam constante aperfeiçoamento participando de cursos técnicos, palestras e informações relativas a cada atividade desenvolvida.

Há mais de 20 anos que a Fazenda Werlang investe em melhoramento genético, com programa de acasalamento e botijão de sêmen para inseminação na própria da fazenda, investindo no que há de melhor existente no mercado. Recentemente a fazenda começou investir em fertilização in vitro e transferência de embriões. Esta fazenda é filiada a ACCB – Associação Catarinense Criadores de Bovinos – com animais registrados e controle leiteiro oficial, além de ser uma propriedade certificada como Livre de Brucelose e Tuberculose.

Na fazenda Werlang a atividade leiteira é desenvolvida no sistema free-stall, com 3 ordenhas diárias e hoje a produção é superior a 4.745 litros de leite por dia. Um sistema de ordenha tecnologicamente avançado, permite melhores resultados de qualidade do leite e em volume de informações de produções diárias e individuais. A expectativa da família Werlang, à médio prazo, é ter uma média constante de 160 vacas em lactação, aumentando assim a produção diária de leite e a renda da família.

 A Top Veterinária, que é uma empresa de consultoria, com escritório em Pinhalzinho, acompanha a Fazenda Werlang desde 2011, prestando assistência técnica na reprodução, com ultrassonografia, formulação da Nutrição, sanidade do plantel, orientação na criação de bezerras, na produção dos alimentos como feno, silagem e pré-secado. A propriedade conta atualmente com 130 animais em lactação com média de 36,5 litros/vaca/dia e é referência de trabalho, organização, tecnologias e produtividade na região.

Na oportunidade também visitada a propriedade de Vanderlei Kleinschmidt, da Linha Navegantes em Pinhalzinho, que também assessorada pela Top Veterinária.