Grupos de Idosos terão palestras mensalmente

Neste ano os três grupos de idosos do município de Modelo terão uma programação diferenciada. Conforme a psicóloga do Cras e coordenadora dos Grupos de Idosos Patricia Jomertz mensalmente será trabalhado um tema diferente com o objetivo de conscientizar os mesmos sobre seus direitos, a importância da convivência familiar e comunitária, o envelhecimento ativo e saudável, a autonomia e o protagonismo, os serviços que o município oferece para as pessoas idosas e também para aprimorar seus conhecimentos, através de informações.  

No mês de março foi realizada uma palestra sobre “A Pessoa Idosa na Política Nacional de Assistência Social: Sujeito de Direitos”, com os idosos do grupo Conviver de Modelo no dia 06 de março; com os  idosos da Linha Cedro, foi realizado a mesma palestra no dia 12 de março, e com o grupo da Linha Salete, será realizado no dia 25 de março.

Na palestra foi abordado especialmente a Constituição Federal, a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso. Também foram enfatizados os tipos de proteção social, que devem ser assegurados pelo Estado, para a população, sendo a proteção social básica e a proteção social especial, as mesmas estão organizadas dentro do Sistema Único de do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O público a ser atingido nos grupo de Idosos será em torno de 277 idosos.