Ações de controle da Dengue em Modelo

A Secretaria de Saúde de Modelo, alerta toda população para que apóiem as ações de combate a Dengue. Modelo é um dos poucos municípios que não possui foco, mas precisamos que toda população faça a sua parte, desta forma segue algumas orientações para cada residência:

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus:

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda
  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
  • Mantenha lixeiras tampadas
  • Deixe os depósitos para guardar água sempre vedada, sem nenhuma abertura, principalmente as caixas d’água
  • Plantas como Bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana
  • Mantenha ralos fechados e desentupidos
  • Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana
  • Retire a água acumulada em lajes
  • Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados
  • Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
  • Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

Conforme a enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica Alidiane Zamprogna a dengue é uma doença infecciosa febril, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele.

A Secretaria de Saúde realizou uma programação de atividades de orientação que foram realizadas na Escola Municipal e Estadual que devem ser seguidas nos domicílios, e na próxima semana serão realizados atividades práticas deRecolhimento de entulhos (recipientes plásticos, latas sucatas e vasos) enfim todos os depósitos naturais que possam acumular  água parada no Cemitério municipal e suas proximidades..