Alerta para vacinação de Febre Amarela

O município de Modelo é considerado área de recomendação de vacina contra febre amarela. Sabe-se que a vacina é o único meio de prevenção contra a doença, é altamente imunogênica, ou seja, confere proteçãoem 95% a 99% dos vacinados.

 

A Secretaria de Saúde pede a população queverifiquem e deixem a carteirinha e todos os cartões de vacinação separados, pois nos meses de março e abril os agentes de saúde estão orientados a conferir as doses de vacina da febre amarela.

 

Conforme a enfermeira Alidiane Zamprogna todas as pessoas acima de cinco anos devem ter duas doses da vacina com intervalo de dez anos. Quem não estiver com as vacinas em dia, deve ir até a Unidade de Saúde para fazê-la nas segundas e terças-feiras. Para os viajantes com destino às locais que estão ocorrendo os casos da doença, a vacinação deve ser realizada pelo menos dez dias antes da viagem, principalmente àqueles que pretendem realizar atividades em áreas rurais, silvestres ou de mata.

 

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda e endêmica nas florestas tropicais das Américas e da África. Desde 1942, o Brasil registra apenas a doença no ciclo silvestre, ou seja, ocorrendo naturalmente nas matas entre os primatas não-humanos (PNH-macacos) e mosquitos silvestres do gênero Haemagoguse Sabethes, atingindo eventualmente humanos ou causando surtos esporádicos ou epidemias sempre que o vírus encontra um bolsão de susceptíveis (pessoas não vacinadas).

 

No Brasil, a ocorrência de casos humanos tem sido compatível com o período sazonal da doença (dezembro a maio). Entretanto, nos anos de 2014 e 2016 foram observadas epizootias de PNH em períodos considerados de baixa ocorrência, indicando de que as condições de transmissão da febre amarela estão favoráveis. Neste contexto, é importante a intensificação das as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

 

Considerando o atual cenário da doença no país, com a ocorrência de um surto de febre amarela silvestre no estado de Minas Gerais com elevada taxa de letalidade, bem como o aumento do fluxo de viajantes e que se tomam as medidas já acima citadas.

Lembrando novamente que, para realizar a vacina todos devem trazer consigo os cartões de vacinas, um documento e o cartão SUS.

“Vacinar não custa nada e evita muito, não deixe de exercer esse direito e dever que é seu”.