Uso de Máscara agora é obrigatório em Modelo

A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (13) em reunião realizada na ACIMO com os membros do Comitê de Gestão de Risco e Combate ao Coronavírus.

O Comitê é composto por membros de diversos setores e entidades da comunidade como Polícia Militar, ACIMO/CDL, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Câmara de Vereadores, Associação Hospitalar de Beneficente de Modelo, Procuradoria e Assessoria de Comunicação Municipal, Departamentos e Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Governo Municipal de Modelo.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou a atual situação dos atendimentos aos casos suspeitos, destacando que até o momento nenhum caso de Covid-19 foi detectado no município.

Segundo o Dr. Ivo Santin, todos os protocolos de atendimento hospitalar já estão definidos para os atendimentos médicos. “Temos os dois tipos de exames disponíveis para a detecção do coronavírus, respiradores, medicamentos, equipamentos de segurança individual e profissionais capacitados para atender os pacientes caso seja necessário”, destacou Dr. Ivo.

Foram discutidas pelos presentes diversas ações de conscientização ao uso de máscaras e álcool gel, além dos cuidados com a higiene e distanciamento social.

“Precisamos do apoio de todo o cidadão já que o nosso município esteve sempre um passo à frente e ainda não apresenta casos de coronavírus. Evitar aglomerações, ficar em casa, lavar bem as mãos. E agora o uso da máscara é obrigatório e quem não respeitar vai responder um Termo Circunstanciado junto à justiça”, ressaltou o prefeito Ricardo Luis Maldaner.

O Decreto 142/2020, estabelece o uso obrigatório da máscara facial também nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, inclusive vias públicas, no interior de órgãos públicos e nos estabelecimentos privados, comerciais, industriais, prestadores de serviço ou outras atividades.

As crianças de até dois anos, seguindo orientações da Saúde, ficam dispensadas da obrigatoriedade do uso da máscara facial, devendo seus responsáveis tomar todas as medidas de proteção, da COVID-19.

Denúncias, informações, orientação, que objetivem o cumprimento do Decreto e em especial a sua finalidade de se conter a disseminação ao COVID-19, poderá ser realizado através dos telefones (49) 3365-3132 ou 9-8856-4868.