Levantamento da LIRAa foi realizado nesta semana

Nesta semana a agente de endemias da Secretaria de Saúde, Regina juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde realizaram um trabalho de vistoria e coleta em 501 imóveis do município.
 
Durante as vistorias foram encontrados 889 depósitos de água parada.
 
A secretária de Saúde Giseli da Silva ressalta que passamos por um período longo sem chuvas, e mesmo assim vários depósitos de água parada foram encontrados, sendo que destes foram coletados um total de 91 tubitos com larvas e encaminhado para o Lacen para analise.
 
Essa vistoria realizada nesta semana faz parte da LIRAa, que é uma atividade que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde.
 
Ela permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus.
 
Giseli acrescenta que atualmente a principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos, eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária.
 
Também agradece pelo excelente trabalho realizado pela agente de endemias e agentes de saúde, tendo em vista que está foi uma semana de muito calor e sol quente.
 
“Pedimos que todos os modelenses façam sua parte e ajudem no combate a Dengue”.