Modelo decreta Situação de Emergência devido à estiagem

O município de Modelo decretou Situação de Emergência nesta segunda-feira (10) conforme o Decreto Nº 156, devido a estiagem que afeta o município, trazendo prejuízos econômicos e sociais, prejudicando a produção de grãos, produção leiteira, falta de água para o consumo humano e animais.   Também em decorrência da redução dos níveis dos açudes, reservatórios e bebedouros que abastecem as áreas rurais do Município, causando perdas consideráveis na agricultura e pecuária. Bem como os inúmeros pedidos de transporte de água que estão sendo feitos rotineiramente, principalmente para consumo animal.   Além disso, a CASAN já emitiu alerta das condições no abastecimento de água, da captação de água para consumo humano, em especial na sede do Município de Modelo.   Bem como considerando o Decreto Nº 136/2020 de 05 de maio de 2020 e Decreto 304/2020 de 03 de novembro de 2020, que declaram a situação de emergência por um prazo de 180 dias e assim considerando que persistem e são agravados os efeitos da estiagem no território do município.   A decretação de situação de emergência foi discutida em reunião da última sexta-feira (07) com representantes do Governo Municipal, Secretaria de Agricultura, conselho da Agricultura, Defesa Civi municipal, Epagri, Sintraf e cooperativas. Tendo o decreto a duração de 180 dias.