Saúde já aplicou 1.489 doses da vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde segue dando continuidade a Vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com doenças cônicas ou com comorbidades. Já receberam a vacina grande parcela dos portadores de diabetes, obesidade mórbida, transplantados, hipertensos acima dos 50 anos, portadores de doenças cardíacas ou pulmonares, pessoas que fazem uso de medicamentos imunossupressores, gestantes com comorbidades, puérperas e portadores de deficiência permanente grave.

Nos próximos dias será dado início a vacinação dos profissionais da educação, que atuam ativamente em sala de aula e também os profissionais da força de segurança e salvamento.

Conforme a enfermeira da Unidade de Saúde, Bárbara Geller Baron, para ter acesso a vacina é necessário apresentar um documento que comprove a condição crônica, como atestado médico, receita de medicamento de uso continuo ou exames. “Os pacientes que já são atendidos na rede pública, ou seja, atendidos na Unidade de Saúde, já estão contemplados na lista para a vacinação e serão chamados em breve. As pessoas que tem acompanhamento na rede privada ou tem Plano de Saúde, devem procurar o Posto de Saúde com os comprovantes para terem acesso à vacinação. Os critérios que são seguidos são conforme o estabelecido pelo Ministério da Saúde”, destaca a enfermeira.

Até o momento já foram aplicadas 1.489 doses da vacina contra Covid-19 na Unidade de Saúde de Modelo, sendo 1.092 referentes a primeira dose e 397 referentes a segunda dose.

Dos trabalhadores da saúde 103 receberam a primeira dose e 77 a segunda dose.

Os idosos com 90 anos ou mais 13 receberam a primeira dose e 10 a segunda dose. Na faixa etária de 85 a 89 anos 40 receberam a primeira dose e três a segunda. De 80 a 84 anos 67 receberam a primeira dose e 20 a segunda dose. De 75 a 79 anos 99 idosos receberam a primeira dose e 95 a segunda. De 70 a 74 anos 133 receberam a primeira dose e 130 a segunda dose. Na faixa etária de 65 a 69 anos 169 receberam a primeira dose e 62 a segunda. De 60 a 64 anos 232 idosos receberam a primeira dose.

Já das forças de segurança e salvamento quatro profissionais receberam a primeira dose.

Quatro gestantes e puérperas receberam a primeira dose.

E no grupo das pessoas com comorbidades já foram imunizadas com a primeira dose 228 pessoas.

A vacinação está acontecendo na medida em que o município está recebendo as doses, sendo que os grupos são organizados por critérios de idade, seguindo a ordem decrescente.