Curso “Juventudes Rurais” tem início em Modelo

O prefeito Dirceu Silveira, o vice César Meurer e o secretário de Agricultura, Aerton Valmorbida participaram ontem (26), do início do curso “Juventudes Rurais”, desenvolvido pela Epagri em parceria com os municípios de Modelo, Sul Brasil e Serra Alta.

A extensionista da Epagri Elizandra Graczk destaca que, devido à necessidade de discutir a sucessão com as famílias e investir no jovem rural foi lançado o desafio da capacitação para 43 jovens rurais dos três municípios. Serão nove meses, com um encontro mensal com palestras e visitas técnicas, criando um espaço de aprimoramento e de ganho pessoal.

O secretário Aerton acrescenta que são 15 jovens modelenses que terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e colocar em prática nas propriedades rurais do município aumentando a produtividade e o retorno financeiro.

Em sua fala o vice César Meurer, pediu para os jovens absorverem o máximo do curso, pois em outros tempos isso não era oferecido e muitos produtores tiveram que aprender apenas na prática, sem oportunidade de cursos para ampliar o conhecimento.

Ainda, o prefeito Dirceu Silveira destacou a necessidade de o município investir e incentivar os jovens do município para que continuem nas propriedades e busquem alternativas para manter o bom desempenho delas. Isso faz com que o retorno para o município e consequentemente para os produtores aumente.

Além da parceria dos municípios, o curso conta com o apoio da Cooperativa Regional Itaipu, Sinfraf, Governo do Estado, Banco do Brasil, Sicoob, Cresol e Sicredi.

A próxima e segunda etapa do curso será realizada no mês de setembro no município de Sul Brasil.