Fórum Municipal de Educação foi realizado em Modelo

Ontem, segunda-feira (04) foi realizado em Modelo o Fórum Municipal Permanente de Educação e através deste foi realizada a Etapa Municipal da IV CONAE – Conferência Nacional de Educação.
 
Conforme a diretora de Educação Márcia Jane Rucks o Fórum tem por objetivo discutir a política educacional do território municipal, bem como coordenar a Conferência Municipal de Educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações e promover as articulações necessárias entre os correspondentes fóruns de educação do Estado, do Distrito Federal e da União.
 
A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Por meio da CONAE, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o Ministério da Educação buscam garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública.
 
Márcia coloca que cabe ainda ao Fórum Municipal de Educação acompanhar a implantação e implementação da legislação específica da Educação Básica no Município, assim como promover estudos e debates sobre essa política.
 
A conferência de abertura foi conduzida pelo professor Eliston Terci Panzenhagen, Graduado em Filosofia e Ciências da Religião pela Unochapecó, Especialista em Filosofia e Sociologia pela Celer Faculdades, em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Desenvolvimento Regional Sustentável pela FAI Faculdades e Cursando Especialização em Gestão de Regimes Próprios de Previdência pela ENA – Escola de Governo, Mestre em Educação pela Unochapecó.
 
Na sequência a diretora de Educação Márcia Jane Rucks realizou a apresentação da Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação.
E para finalizar o evento o Professor Eliston Panzenhagen seguiu com a apresentação do regimento da IV CONAE – Etapa Municipal e posterior aprovação pelos presentes, seguido de encaminhamento dos estudos nos Eixos e Sub-eixos propostos para discussão.
 
Estiveram participando do Fórum o vice-prefeito César Meurer, a diretora de Educação Márcia Jane Rucks, secretário de Administração Cleber Eberhart, a coordenadora do Fórum Municipal de Educação Margarete Schlintwein Turella, profissionais das Escolas Municipais, Estadual e membros da sociedade civil.