PAIF realiza atividades no mês de outubro

No último dia 19 de outubro foi realizado mais um encontro do Grupo do PAIF, a atividade contou com a presença do prefeito Dirceu Silveira e da primeira-dama Jacinta.

De acordo com a coordenadora do programa, psicóloga Patrícia Machado, o encontro teve duas palestras, sendo que os participantes foram divididos em dois grupos, os das mulheres, que teve a palestra com as enfermeiras da Unidade de Saúde Alidiane Zamprogna e Bárbara Geller Baron com o tema Outubro Rosa, que teve como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Essa data é celebrada anualmente, aonde é compartilhado informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Ao final da palestra a participante Lorivete Rodrigues, deixou seu depoimento, pois a mesma já passou pela experiência de ter o diagnóstico de câncer de mama.

Já com o grupo dos homens foi coordenado pela psicóloga Patricia Machado e pela assistente social Marizete Floss, que falaram sobre a saúde do homem, com algumas dicas de como cuidar de sua saúde. Também falaram um pouco sobre o Novembro Azul que promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para finalizar o encontro todos os participantes realizaram uma dinâmica coordenada por Patricia e Marizete, na qual as pessoas receberam um coração com a seguinte pergunta: Como Cuidar da Minha Saúde? Pensando nesta pergunta, os participantes escolheram três palavras que estavam ali expostas para demostrar o que consideram importante para cuidar de sua saúde.
Ao final da atividade foi servido um lanche aos presentes.