Conselho de Agricultura esteve reunido

A Secretaria de Agricultura de Modelo esteve realizando na última sexta-feira (04) mais uma reunião do Conselho Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Conforme o secretário de Agricultura, Aérton Valmorbida, entre os assuntos tratados no encontro esteve o incentivo a confecção de silagem. Conforme a Lei Municipal nº 2.344/2017 o município pode pagar um auxílio aos produtores de leite e produtores de gado de corte que fazem silagem. “Neste ano de 2022 nós concedemos um aumento de 20,43% e desta forma serão pagos R$ 337,20 por hectare de silagem. Esse aumento se dá pelos altos custos de produção e armazenamento da silagem. Pedimos aos agricultores que passem na Secretaria de Agricultura para fazer seu requerimento, em seguida será realizada a vistoria e encaminhado para pagamento”, explica.

Também na reunião foi comentado sobre os equipamentos que estão sendo adquiridos pelo município através de licitações que irão contribuir e auxiliar nos serviços prestados pela Secretaria de Agricultura.

Outro assunto tratado na reunião foi sobre a coleta de lixo reciclável em todas as propriedades rurais, por meio de empresa terceirizada, que será realizado no dia 30 e 31 de março.

E sobre a estiagem o secretário Aerton repassou que o município segue atendendo os agricultores com o transporte de água. Além disso, o responsável pela Epagri de Pinhalzinho Celso Luiz Bach, apresentou os programas desenvolvidos em parceria com o estado para mitigar os efeitos da estiagem.