Modelo está com alto risco para dengue

Na manhã da última sexta-feira (08) foi realizada na Unidade de Saúde de Modelo mais uma reunião da Sala de Situação da Dengue. O município de Modelo é considerado infestado pelo mosquito Aedes Aegypti.
 
Conforme as agentes de endemias Edilce Kegler e Regina de Godois o objetivo da reunião foi apresentar as ações realizadas no combate ao mosquito e o número de focos encontrados no município.
 
De 21 a 25 de março foi realizada a LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) pelas agentes de endemias e agentes comunitárias de Saúde, sendo que foram vistoriados 658 depósitos de água, destes 112 tinham a presença de larvas, 75 deram positivas para Aedes Aegypti e 37 negativas.
 
Dos 75 focos do mosquito 22 estão no centro do município, 16 no Bairro Laranjeiras, 11 no Bairro Primavera, 5 no Bairro Industrial, 6 no Bairro Floresta, 4 no Bairro Palmeiras, 3 no Bairro Jardim, 5 no Bairro Morada do Sol e os Bairros Iguaçú, Araucária e Alvorada com um foco cada.
 
O resultado final da LIRAa foi alto risco de dengue, com IIP (Índice de Infestação Predial de 10,6% e IB (Índice de Breteau) de 12%. O Índice de Breteau é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada.
 
Até a última sexta-feira (08) o município de Modelo tinha um caso positivo para dengue, que é de um paciente que trabalha em outra cidade, dois casos negativos e dois pacientes aguardando resultado de exame.