Saúde realiza no mês de julho mobilização contra as Hepatites Virais

Neste mês a Secretaria de Saúde de Modelo desenvolve a campanha Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, sendo que o dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
 
Em 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a campanha Julho Amarelo, cujo objetivo é conscientizar a população a respeito das hepatites virais, além de acender um alerta sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B, bem como buscarem o diagnóstico precoce.
 
De acordo com os dados do MS, no período de 1999 a 2020, foram notificados 254.389 casos confirmados de hepatite B no Brasil; desses, a maioria está concentrada na região Sudeste (34,2%), seguida das regiões Sul (31,8%), Norte (14,7%), Nordeste (10,3%) e Centro-Oeste (9,0%).
 
Santa Catarina é um dos estados que tem o maior número de casos, sendo que a maior concentração de infectados estão na região Extremo-Oeste.
 
Como forma de prevenção são realizadas as vacinas contra a Hepatite B, sendo oportunizada a toda a população que não tenha realizado três doses no decorrer da vida.
 
Conforme a enfermeira e responsável pela vigilância epidemiológica, Alidiane Zamprogha, a vacina no mês de julho será realizada para todas as idades e toda a população que não se vacinou anteriormente. “As pessoas que já vieram até a Unidade de Saúde vacinar-se contra hepatite B e tem a vacina em dia (três doses da mesma), não precisarão se vacinar. Somente quem nunca fez a vacina da hepatite B ou que tenha iniciado a vacinação e não o conclui o esquema vacinal”, explica.
 
A vacina é realizada em todas as terças-feiras e nos dias que são aplicadas as vacinas da Covid-19 e influenza.
 
Junto a isso, com objetivo de mobilizar, reforçar e incentivar as ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno a Secretaria de Saúde estará promovendo uma campanha de divulgação, agendamentos e realizações de testes rápidos, para todas as pessoas que desejarem realizar os exames das Hepatites B e C.
 
As pessoas que tem interesse em realizar o teste rápido deverão passar ou ligar na Unidade Básica de Saúde para agendar o seu teste.
 
Tanto os exames, acompanhamento e tratamento em situações necessárias são gratuitos, bem como as vacinas de forma preventiva.
 
Procure a Unidade Básica de Saúde para maiores informações.