Tarde de campo reúne mais de 80 produtores em Modelo

A Secretaria de Agricultura de Modelo vem trabalhando com o melhoramento genético do rebanho bovino a mais de dez anos. E buscando sempre inovar nesta atividade, na tarde da última quinta-feira (26), foi realizado na propriedade de Amarildo e Ilane Rincel, na Linha Pedra Furada, Modelo, uma tarde de campo para os produtores de leite do município. O encontro foi promovido pela Secretária de Agricultura de Modelo em parceria com a Cooperativa Regional Itaipu e a Semex Brasil.

Na oportunidade esteve palestrando o médico veterinário Átila Cado Soares. O profissional apresentou ferramentas para o melhoramento genético do plantel de gado leiteiro. A explanação focou a necessidade de se buscar a máxima funcionalidade do animal, numa combinação de vários fatores tais como: genética, sanidade e nutrição e ambiente. “A busca por animais equilibrados deve ser constante, associando saúde, conformação, fertilidade e longevidade com altas lactações. São essas vacas que geram os melhores resultados dentro das porteiras”, pontuou o médico-veterinário Átila.

Conforme o representante regional da Semex Pinhalzinho, Fábio José Reckziegel, “a empresa, com apoio de parceiros, busca diariamente promover e colocar à disposição dos clientes técnicas essenciais para o trabalho na propriedade?, com o objetivo de possibilitar ganhos de eficiência, proporcionando melhores resultados, além de aumentar a rentabilidade”.

Para a produtora Ilane Rincel, que cedeu sua propriedade para o dia de campo, o encontro foi muito produtivo. “Com o dia de campo tivemos mais um aprendizado, principalmente na área de genética. Durante a palestra os produtores puderam tirar dúvidas sobre inseminação e acasalamento dos animais. Também foi realizada uma demonstração de tipos de animais que seriam bons para a produção leiteira”, conclui.

A secretária de Agricultura, Márcia Rüdiger ressalta que ainda neste ano deverão ser realizadas mais dois encontro técnicos. “Os encontros técnicos , como foi a tarde de campo vem de encontro ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Modelo, que está constantemente preocupada com o melhoramento genético no rebanho bovino. Nesses encontros os agricultores tem a oportunidade de ver na prática a qualidade dos bovinos de leite, obtidos através do Programa de inseminação do município e também o que ainda pode ser melhorado para buscar a eficiência”, destaca a secretária Márcia.

Ainda conforme o médico veterinário da Secretaria de Agricultura de Modelo Jeovano Silva, no ponto de vista técnico o dia de campo foi bem aproveitado pelo produtores de leite. “Os temas abordados na palestra são vivenciados no dia a dia dos produtores, desta forma eles tiveram a oportunidade de estar presenciando explicações práticas sobre como fazer a avaliação genética de seus rebanhos leiteiros, disse Jeovano.