Modelo produz tomates de alto padrão

Através de uma iniciativa da Administração Municipal de Modelo, atendendo um convite do Sebrae, o prefeito Imílio Ávila acompanhado do responsável pela Epagri de Modelo e da Casa Familiar Rural, e pessoas interessadas, estiveram empreendendo visita no município de Água de Chapecó, no mês de junho, em busca de conhecimentos para investimento no setor agrícola.

A comitiva esteve buscando informações para iniciar a produção de Tomate protegido em estufas, atividade que o Sebrae apóia e presta assistência técnica desde o projeto até a comercialização do produto.

Vislumbrando um bom negócio, o poder público municipal firmou parceria com o Sebrae para a implantação deste projeto no município de Modelo. A atividade logo chamou a atenção do senhor Sergio Kehl, agricultor de Linha Cesco, que imediatamente aderiu ao programa, e através da competente assessoria dos agrônomos Fernando Kath e Gaston Tolosa Pinochet, ambos técnicos do Sebrae que prestam assistência técnica com grande competência o que favorece também o sucesso do empreendimento.

O Senhor Sergio Kehl juntamente com sua esposa Salete e filho Gean Ricardo construíram duas estufas de 500m² cada e iniciaram o plantio do Projeto Tomate no dia 07 de agosto deste ano e iniciaram a colheita no dia 06 de novembro. A estimativa de produção gira em torno de 6.000 quilos de tomate em cada estufa sendo que o produto terá um valor agregado maior por contar com o Selo de Qualidade do Sebrae. Este selo garante um produto com somente 10% de uso de produtos químicos que normalmente são utilizados na produção do tomate.

Esta é uma tendência de mercado que está buscando produtos com certificação de qualidade, principalmente em relação a aplicação de agrotóxicos. Além de ter uma tecnologia de ponta em todo o processo de produção.

Cabe aqui ressaltar que o produtor está muito otimista com a nova atividade e já tem projetos de ampliação do número de estufas para a próxima safra com a diversificação de culturas e aumento de produção.

O Poder Público Municipal de Modelo através da Secretaria Municipal da Agricultura e Epagri estão a disposição de interessados em aderir a este programa, em parceria com o Sebrae, para que outras famílias possam ter novas alternativas para aumentar a sua renda.