Oficinas na área de alimentação e artesanato no município de Modelo

Com o objetivo de proporcionar para as mulheres agricultoras, novas receitas de alimentação alternativa com pratos salgados, biscoitos, bolachas e trabalhos de artesanato; foram realizadas 12 oficinas em comunidades do município de Modelo durante os meses de março e abril/2015.

Estas oficinas foram solicitadas pelas mulheres através da Assistente Social de Modelo, Loraci Maura da Silva Dellaver, sendo organizadas pelo Extensionista Rural da Epagri de Modelo, Ildo José Rauber e como instrutora a Extensionista Rural do município de Pinhalzinho, Salete Benvenutti Morello. Os recursos para a realização das oficinas foram da Secretaria Municipal de Assistência Social de Modelo / CRAS e do Programa SC Rural.

Percebeu-se a grande alegria e satisfação das mais de 200 participantes nas oficinas realizadas e também da importância que estas ações representam para as famílias no meio rural. Como resultado, já foram solicitadas novas capacitações para este e no próximo ano.

Em um dos encontros, após o preparo dos pratos, houve almoço festivo entre as participantes, que contou com a presença do Prefeito Municipal, Sr. Ricardo Maldaner, elogiando os presentes, reforçando a importância sobre as atividades realizadas.

Finalizamos, com um depoimento de uma participante, pela realização destas oficinas na área social, pois segundo ela; “as moças, filhas de agricultores e potenciais sucessoras, caso não recebam uma atenção mais próxima, saem do campo, levando consigo os rapazes que não querem ficar sozinhos. Quem perde com isso é a agricultura familiar”.