Reunião para levantamento de estragos devido às chuvas foi realizada

Na manhã desta quinta-feira (08) estiveram reunidos no gabinete do prefeito Ricardo Maldaner o vice-prefeito Aldecir Bolis, o diretor de DMER Rudinei Bach, o agrônomo da Secretaria de Agricultura Jorge Varnier, o gerente da Cooperitaipu Evandro Fuzinatto, do Sindicato Aerton Valmorbida, da Epagri Ildo José Rauber, o presidente do Conselho da Agricultura Irineu Henker, o conselheiro Hilário Kotwitz e o técnico agrícola da Coooperitaipu Glauber Gallina.

A reunião foi realizada pela preocupação do Governo Municipal de Modelo devido ao excesso de chuvas, sendo que choveu em Modelo nos último vinte dias mais de 400 milímetros. O objetivo da reunião foi realizar um levantamento e quantificar as perdas agrícolas e nas estradas do município devido ao excesso de chuva.

Conforme dados levantados na reunião no município de Modelo foram plantados na safrinha aproximadamente 350 hectares de soja, e a perda estimada é de 70%; foram plantados 150 hectares de feijão com uma perda estimada em 80%; foram plantados de 350 à 500 hectares de milho para grão e silagem, com uma perda estimada em 50%; e no leite estima-se que haja uma perda de 20% a 30% devido as chuvas.

A partir destes dados será elaborado agora o decreto de situação de emergência, pelas perdas no setor agropecuário e também pelos estragos nas estradas do interior do município de Modelo. O decreto será encaminhado para a Defesa Civil.