Modelo desenvolve o “Novembro Azul”

Depois de um mês dedicado à saúde da mulher, lembramos a todos sobre o mês dedicado aos homens.

O “Novembro Azul” é um movimento que surgiu em 2003, na Áustria. Inclui nas atividades as comemorações do dia mundial de combate ao câncer de próstata, dia 17 de novembro. O Novembro Azul tem como finalidade despertar a atenção dos homens para o câncer de próstata e combate a doença, além de motivar a população masculina a fazer regularmente exames preventivos que inclui cuidados com a diabetes, hipertensão, sobre o câncer de testículos e a depressão. Despertando e estimulando os homens à cultura do cuidado com a sua saúde.

O homem não tem o hábito de procurar o médico. Gostaríamos de lembra-los da importância de consultar para a prevenção tanto com câncer de próstata quanto de outras doenças masculinas.

Sabe-se que entre as doenças específicas do homem, uma das mais agressivas é o câncer de próstata, representando mais de 40% dos tumores que atingem o público masculino acima de 50 anos. São mais de 60 mil homens afetados todos os anos no Brasil. O maior problema é que a doença não apresenta sintomas nos estágios iniciais, quando seu índice de cura beira os 90% dos casos. Para o diagnóstico precoce, o exame de toque é imprescindível, já que de 10% a 20% dos casos não são apontados pelo exame de PSA no sangue.

No entanto, o preconceito em relação ao exame de toque ainda é um grande entrave. Embora os especialistas garantam que ele é simples, rápido e indolor, a maioria dos homens acredita que, além de desconfortável, o exame possa afetar a sua masculinidade, e procuram o médico quando a doença já está em estágio avançado.

A ausência de sintomas não é garantia de que não há problemas. Por este motivo, os exames preventivos são muito importantes. O Novembro Azul vem para lembrar a todos os homens que eles devem levar a sua saúde a sério.