Casan assumirá tratamento de esgoto no Bairro Alvorada

Com objetivo de ouvir a comunidade e buscar uma solução definitiva para o caso do tratamento do esgoto sanitário, foi realizada reunião na noite da segunda-feira (15) no Salão Comunitário do Bairro Alvorada, na presença dos moradores, do presidente da Associação dos Moradores do Bairro Luiz Carlos da Cruz, do prefeito Municipal Ricardo Maldaner, secretários, vereadores, e dos representantes da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan, Flávio Ricardo Schwaab – do escritório de Modelo, Daniel Celestino Bocchese – Engenheiro sanitarista da Casan e o senhor Daniel Domingues Scharf – Superintendente Regional.

Foram discutidas formas para solucionar o problema da estação de tratamento, onde os moradores tiveram espaço para relatar aos técnicos da Casan a realidade vivida por cada um. Segundo os moradores, a comunidade não pode mais esperar, e cobrou uma ação em conjunto com o município.

Após ouvir as lideranças e moradores os representantes da Companhia afirmaram que vão assumir o tratamento dos resíduos coletados no Bairro. Segundo o Superintendente Daniel Scharf, será feito um diagnóstico da situação do sistema instalado. “O sistema deverá permanecer da forma coletiva, com grandes chances de se retirar a estação e implantar o novo sistema de tratamento em um local mais afastado do centro urbano” esclareceu o sanitarista Daniel Bocchese.

A primeira ação da Casan será remover o lodo existente e implantar mais uma fase de pré filtragem para retenção de sólidos afim de amenizar a situação até que seja concluído o projeto e a implantação da nova rede de coleta e estação de tratamento, assumindo a responsabilidade técnica e a manutenção do sistema.