Munícipio realiza campanha alusiva ao dia 18 de maio

O município de Modelo, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Departamento de Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar realizaram no município uma Campanha alusiva ao dia 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A realização da Campanha referente à data que é lembrada em todo o País, teve por objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, pois é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Diante da violação dos direitos de crianças e adolescente cabe aos adultos a responsabilidade legal de proteger, defender e orientar crianças e adolescentes. É preciso que a família, a sociedade e o Estado, garantam o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Pautados nesses princípios foi realizado no município de Modelo a Campanha alusiva ao Dia 18 de Maio, com as seguintes ações:

– Fixação de outdoor sobre o Dia18 de maio e locais de Denúncia;

– Confecção e distribuição no Comércio local de vaso de flor com a marca da Campanha do dia 18 de Maio, pelo Conselho Tutelar;

– Lembretes e frases informativas na rádio local lembrando da Data do Dia 18 de maio; dos objetivos desta data; informação do que é violência, abuso e exploração sexual; onde ela ocorre; sinais de alerta; como fazer a denúncia; entre outros aspectos;

– Confecção de máscaras com a logomarca do Dia 18 de maio e locais de Denúncia, marcador de texto com informações sobre a Campanha, que foram distribuídas pelo Conselho Tutelar juntamente com uma cartilha sobre o tema nas escolas para todas as crianças e adolescentes do município. Também foram contempladas com as máscaras os profissionais da rede de atendimento da criança e do adolescente;

– Participação na sessão da Câmara de Vereadores com uso da tribuna quando foi realizado esclarecimentos sobre o funcionamento do CMDCA e sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes;

– No dia Nacional da Campanha, ontem, dia 18 de Maio o Conselho Tutelar realizou um PIT STOP com a parceria da Rádio Modelo, o evento contou com a presença de diversas autoridades do Município que falaram na rádio local sobre a importância de proteger nossas crianças e adolescentes. Ainda na ocasião foram distribuídos aos participantes adesivos com o tema da Campanha do dia 18 de maio.

Enfatizamos a todos: Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes. Calar é consentir, falar é combater. Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência – denuncie:

– Disque 100
– Conselho Tutelar: 49 – 98855 6638 (plantão) ou 3365 3268